O Google começou a liberar oficialmente um novo recurso para o aplicativo do Google Maps no iOS. A novidade da plataforma de localização é um velocímetro embutido no mapa, para ajudar usuários que estão com a navegação em tempo real controlarem a velocidade do veículo.
De acordo com o site 9to5Google, o recurso foi liberado tanto para o aplicativo do iPhone na versão 6.123.0 quanto a plataforma automotiva CarPlay. A adição na interface não está ativada por padrão, o que significa que você deve habilitá-la nas configurações do serviço.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O velocímetro do Google Maps.Fonte: 9 to 5 Google/Reprodução
O velocímetro aparece no canto inferior esquerdo da tela, tanto na navegação horizontal quanto na vertical. As cores se alternam para alertar o motorista caso ele esteja próximo demais ou tenha ultrapassado o limite de velocidade da rua.
Recurso já existe há anos em rivais
Como o próprio Google informa, a função de velocímetro é um indicativo extra e "apenas para fins informativos" para você evitar infrações ou se manter nas regras da região. Ele usa sensores do próprio celular fazer o cálculo aproximado.
Em outras palavras, o velocímetro do carro ainda é a fonte mais precisa e confiável de quantos quilômetros por hora você está no momento — e deve ser levado em conta para leituras mais precisas sobre a velocidade real do carro.
O Google Maps para Android tem a função desde 2019, mas o Android Auto ainda não recebeu a novidade. Já o primeiro aplicativo da família a apresentar essa função foi o Waze, que também é da Google e tem o velocímetro desde 2016.
Fontes
Categorias