O suporte às animações preditivas ativado por padrão deve ser uma das novidades do Google Chrome no Android 15, assim que a próxima versão do sistema operacional estiver disponível para todos, conforme revelou o Android Authority na sexta-feira (5). O recurso está sendo liberado para os testadores do software.
A função, lançada como opcional no Android 13, oferece ao usuário a possibilidade de visualizar uma prévia do que acontecerá se utilizar o gesto de voltar no browser. Ele verá uma animação mostrando a tela inicial enquanto desliza o dedo para a esquerda, como no vídeo abaixo, para decidir se deseja concluir a ação, saindo do app.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Essa animação aparece nos momentos em que o gesto de voltar preditivo pode levar o usuário para a tela inicial ou a uma página anterior se estiver navegando pelas configurações do programa, histórico, favoritos ou downloads. Ela evita sair acidentalmente do Chrome.
No momento, as animações preditivas habilitadas por padrão estão disponíveis somente na versão de teste do navegador em dispositivos com o Android 15 Beta 2 instalado. O recurso deve ser liberado para o público em geral assim que a versão estável do sistema for lançada, o que está previsto para acontecer neste segundo semestre.
Como experimentar o recurso?
Quem não está participando dos testes do Android 15 também pode experimentar as animações preditivas de voltar antes da disponibilidade para o público em geral, o que ainda deve demorar alguns meses para acontecer. Neste caso, é necessário ter o Android 13 ou o Android 14 instalado no dispositivo.
Para ativar a função, vá ao menu “Opções do desenvolvedor” dentro das configurações do Chrome e habilite a alternativa “Animações de retorno preditivas”. Vale lembrar que o recurso funciona na versão Canary do navegador do Google, destinada aos desenvolvedores.
Como se trata de uma funcionalidade integrada ao sistema operacional, também é possível utilizá-la em outros apps, desde que eles sejam compatíveis com os gestos de retorno preditivos.
Fontes
Categorias