O YouTube inaugurou uma série de novidades para assinantes do Premium nesta quinta-feira (27). As funções buscam trazer mais conveniência para a experiência do espectador, incluindo um novo atalho para pular para partes interessantes do vídeo, suporte para Picture-in-picture (PiP) no formato Shorts e uma IA "tira-dúvidas" nativa.
A primeira novidade dessa leva é o "Jump Ahead". A ferramenta é basicamente um botão exibido na tela que permite pular para os momentos mais importantes do vídeo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O "Jump Ahead" aparece ao usar os toques duplos para avançar 10 segundos.Fonte: Google/Reprodução
Em vídeo demonstrativo, o YouTube mostra que o atalho aparece ao usar o gesto de toques duplos para avançar 10 segundos. Segundo o Google, a ferramenta usa uma combinação de inteligência artificial (IA) e dados analíticos para determinar quais são os trechos mais visualizados pelos usuários.
O recurso está disponível para todos os assinantes YouTube Premium residentes dos Estados Unidos, primeiro no Android, mas chegará ao iOS nas próximas semanas.
Novidades no YouTube Shorts
Outra adição recente é o suporte para PiP para vídeos do YouTube Shorts. A novidade permite colocar o conteúdo em uma janela flutuante e usar outros aplicativos ao mesmo tempo, tal como acontece em vídeos no formato tradicional.
O YouTube Shorts agora suporta a exibição em PiPFonte: Google/Reprodução
O YouTube Shorts também finalmente ganhou suporte para o Smart Downloads. A função usa algoritmos para determinar as preferências do usuário e baixar vídeos curtos de forma automática, deixando-os prontos para conferir mesmo quando não estiver conectado à internet. Neste caso, a função continua em estágio experimental.
Chatbot com IA no YouTube
Também em acesso prévio está o "Conversational AI" ("IA Conversacional", em tradução livre). A ferramenta é um chatbot preparado para apresentar informações sobre um vídeo específico, respondendo perguntas sobre o conteúdo ou assuntos relacionados.
A função está disponível no botão "Ask" ("Pergunte", em português), exibido na parte de baixo de vídeos selecionados. A partir daí, o usuário deve digitar a própria pergunta, da mesma forma que faz com outros assistentes com IA populares como ChatGPT ou Google Gemini.
A nova Watch Page do YouTube agora está disponível para assinantes YouTube Premium. Também em período experimental, a nova interface busca tornar a experiência mais simples, dando destaque ao conteúdo exibido.
Fontes