O Google liberou, nesta terça-feira (18), o terceiro beta do Android 15 com todas as modificações necessárias para que os desenvolvedores testem os recursos da nova versão do sistema. Com esta nova build, o sistema atingiu a estabilidade da plataforma no calendário de desenvolvimento.
De acordo com o Google, as APIs de desenvolvimento e as ações do sistema operacional voltadas para aplicativos estão em sua versão final. Por isso, esses recursos já podem ser analisados, testados e implementados aos apps de desenvolvedores terceiros. Os apps que visam a nova versão do sistema também já podem ser submetidos à loja Google Play.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ciclo de desenvolvimento do Android 15.Fonte: Google/Reprodução
Com o Android 15, O Google continuará oferecendo um ambiente de evolução constante para novos recursos e tecnologias. O novo sistema terá capacidade ampliada para criadores de conteúdo, além de melhorias para funções de IA, melhor aproveitamento de novos formatos de dispositivos e aprimoramentos no consumo de energia, desempenho e segurança.
Novidades do Android 15 Beta 3
A build Beta 3 traz apenas algumas modificações sutis, como:
- Melhoria do Gerenciador de Credenciais com relação ao uso das “passkeys”: possibilidade optar por logar em um app usando uma passkey com um toque único. Se o usuário recusar o prompt por engano, poderá optar por usar uma passkey por meio de outras opções do Gerenciador de Credenciais;
- WebSQL obsoleto no Android WebView: o WebSQL foi removido do Chrome. Essa alteração será implementada em todas as versões do Android nos próximos 12 meses.
Prompt de login com uso de passkeys ganha interface com toque único.Fonte: Google/Reprodução
Para os devs que mantêm SDKs, bibliotecas, ferramentas ou engines de jogos, o Google recomenda publicar todas as atualizações quanto antes, a fim de evitar atrasos junto aos desenvolvedores de apps. Para obter a melhor experiência de desenvolvimento, a empresa também recomenda a versão mais recente do Android Studio Koala.
Fontes