O TikTok apresentou nesta segunda-feira (17) novas ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa que permitem criar avatares de influenciadores digitais e realizar a dublagem para diferentes idiomas. Os recursos objetivam ampliar o alcance de anúncios e conteúdos de marcas, levando-os para públicos ainda maiores.
Com os “Avatares Personalizados”, criadores de conteúdo e porta-vozes de anunciantes podem criar suas versões digitais com habilidades multilíngues, divulgando materiais para usuários estrangeiros. Eles são construídos com base em imagens de pessoas reais, mantendo suas características.
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Exemplos disponíveis no novo banco de avatares criados por IA do TikTok.Fonte: TikTok/Divulgação
Já os “Stock Avatares” são pré-construídos com a utilização de atores pagos licenciados para uso comercial, incluindo pessoas de diferentes origens, nacionalidades e idiomas, de acordo com o app de vídeos. A ideia é que as empresas adicionem um toque humano aos materiais publicados na rede social, com esses conteúdos recebendo o rótulo "gerado por IA".
Essas novas ferramentas de criação de avatares com IA generativa fazem parte do pacote TikTok Symphony apresentado no mês passado. A plataforma ressaltou que a tecnologia foi projetada para “aprimorar e ampliar a imaginação humana, e não substituí-la”, lidando com o trabalho pesado enquanto o usuário fica livre para se concentrar nas estratégias de marketing.
Dublagem feita com IA
Também integrado ao Symphony, o recurso de dublagem das versões digitais dos influenciadores utiliza a IA generativa para a tradução do conteúdo. Conforme a rede social, a ferramenta é capaz de traduzir até 10 idiomas e dialetos, incluindo português, coreano, alemão, espanhol, francês e japonês.
Denominada “AI Dubbing”, a funcionalidade detecta automaticamente o idioma falado no vídeo. A partir daí, realiza a transcrição e a tradução do conteúdo, gerando um novo vídeo no idioma selecionado para a divulgação, expandindo o acesso ao material para pessoas de outros países.
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O TikTok explicou que as marcas também conseguem escolher o tipo de voz e o sotaque que mais se adaptam às suas necessidades, dependendo do público-alvo. Além disso, é possível realizar ajustes nos vídeos com ferramentas de edição antes da publicação.
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