O YouTube anunciou, nesta terça-feira (28), que vai liberar o recurso Playables para todos os seus usuários, tanto no site quanto no app para Android e iOS. Até agora, a coleção de jogos gratuitos do serviço de streaming estava disponível somente para alguns assinantes do plano Premium em mercados selecionados.
A plataforma Playables foi lançada pelo YouTube em novembro do ano passado, mas estava restrita para poucos usuários, como teste. Atualmente, o serviço tem um acervo com mais de 75 jogos gratuitos, que podem ser jogados diretamente pelo app ou site.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Serviço de jogos do YouTube será liberado para todos os usuários em breve, e já conta com mais de 75 títulos gratuitos.Fonte: YouTube/Reprodução
O foco da Playables são jogos leves e populares, como Angry Birds Showdown, Words of Wonders, Cut the Rope, Tomb of the Mask, etc. O interessante é que, aparentemente, os títulos incluídos na plataforma não tenham anúncios. Mesmo assim, eles permitem salvar o progresso, acompanhar suas melhores pontuações e compartilhar os jogos com amigos.
Vale ressaltar que o serviço será liberado gradualmente para os usuários. Portanto, se o Playables ainda não estiverem disponíveis na sua conta, basta aguardar.
Gigantes de tecnologia investem em jogos
O Google não é a única gigante de tecnologia a investir em jogos gratuitos. A Netflix lançou sua plataforma de jogos em 2021. E a Amazon também tem sua plataforma exclusiva de games. Ambas as empresas oferecem alguns títulos sem custo adicional para seus assinantes.
- Leia mais: YouTube: usuários com adblockers ativados relatam interrupção, vídeos sem som e mais problemas
Cada companhia tem um foco, já que a Amazon distribui, periodicamente, títulos de grandes desenvolvedoras, tanto para PCs quanto para consoles. Isso funciona como uma boa estratégia para agregar valor ao serviço Prime, que também oferece músicas, livros, filmes, entre outros benefícios.
Periodicamente, o Amazon Prime oferece jogos gratuitos aos assinantes.Fonte: GettyImages
Já a abordagem do YouTube é mais sutil, ao menos de início. A empresa ainda não deu sinal de que pretende monetizar diretamente o serviço. Mas é claro que os jogos poderão manter os usuários online por mais tempo.
Fontes