A atriz Scarlett Johansson solicitou legalmente que a OpenAI parasse de usar a voz Sky do ChatGPT. Desde a semana passada, ela vinha sendo alertada por amigos e parentes sobre a voz ser idêntica à sua, e ter personalidade parecida com a de Samantha, a personagem de inteligência artificial (IA) dublada por Johansson no filme “Her”.
O filme do diretor Spike Jonze, de 2013, aborda a história de um homem que se apaixona por uma voz de inteligência artificial, chamada Samantha, dublada por Scarlett Johansson. A mídia retrata a relação muito antes das ferramentas de IA generativa se tornarem tendência de mercado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No filme "Her", o ator Joaquin Phoenix contracena com Samantha, que é dublada por Scarlett Johansson.Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução
Em declaração para a National Public Radio (NPR), Johansson disse que a OpenAI tentou contratá-la em setembro do ano passado, como dubladora de uma das vozes do ChatGPT 4.0. A atriz recusou a proposta por motivos pessoais.
Posteriormente, Sam Altman, CEO da OpenAI, tentou contatá-la dois dias antes da primeira demonstração pública, pedindo a ela que “reconsiderasse”. Mas a ferramenta foi lançada antes que a atriz pudesse responder ao pedido.
A OpenAI lançou o recurso de voz do ChatGPT 4.0 no ano passado, em cinco perfis distintos, incluindo a Sky. Mas foi somente a partir da semana passada que a voz Sky ganhou os noticiários por sua semelhança com a voz de Scarlett Johansson. No dia 13 de maio, a OpenAI lançou o GPT-4o com vozes muito mais naturais.
Na declaração à NPR, Johansson disse que ficou indignada ao perceber o quanto a voz da Sky se parecia com a sua. Diante da situação, a atriz acionou seus advogados, que alertaram Altman e a OpenAI sobre o ocorrido, assim como solicitaram à empresa que detalhasse o processo de criação da voz “Sky”.
A OpenAI tirou a voz da Sky do ar
Após a notificação dos advogados de Johansson, a OpenAI resolveu tirar a voz Sky do ar. O anúncio foi feito na segunda-feira (20).
A empresa chegou a afirmar publicamente que não utilizava a voz da atriz em sua IA, e que as pessoas só encontraram semelhança entre Sky e Johansson porque há poucas assistentes virtuais com vozes femininas convincentes no mercado.
Fontes
Categorias