Nesta terça-feira (21), durante o evento Microsoft Build 2024, a Microsoft anunciou as Copilot Extensions para o GitHub. A nova ferramenta permite analisar, depurar e lançar correções com agilidade e usando linguagem natural, poupando o desenvolvedor de várias etapas do processo manual.
As Copilot Extensions serão acessíveis a partir do GitHub Copilot Chat. A partir dela, o usuário pode invocar qualquer uma das ferramentas necessárias para seu projeto, solicitando ações, criação de arquivos e outros pedidos com linguagem natural.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"Imagine que você é um desenvolvedor que foi encaminhado para solucionar um erro na base de dados. Primeiro, você precisa entender o contexto do problema com uma ampla variedade de ferramentas", exemplifica a Microsoft. "Com contexto suficiente, você começa a resolver o que pode ser a causa, usando ferramentas como Sentry para monitoramento de erros. Depois, você precisa pensar em uma solução, aplicar a correção e então lançar no Azure", complementou a empresa.
As Copilot Extensions buscam otimizar o fluxo de trabalho usando linguagem natural. (Imagem: GitHub/Reprodução)Fonte: GitHub/Reprodução
Esse processo é um tanto demorado, exigindo um profundo conhecimento sobre as ferramentas disponíveis no GitHub. Agora, com as Copilot Extensions, todo o processo acontece quase de uma vez só, desde que o usuário saiba quais passos precisa seguir.
Na prática, a novidade vai minimizar a troca de contexto, manterá a constância no fluxo de trabalho e otimizará entregas de projetos.
"Esse é o futuro do desenvolvimento de software, em que desenvolvedores gastam menos tempo pesquisando e aproveitam mais do seu tempo programando", disse o gerente de engenharia da Sentry, Tillman Elser. "Ao trabalhar com linguagem natural, eles podem escrever código, recuperar dados e solucionar problemas, tudo isso usando um único fluxo intuitivo", continuou.
Quais serão as primeiras Copilot Extensions?
Neste primeiro momento, as Copilot Extensions serão das ferramentas:
- DataStax;
- Docker;
- LambdaTest;
- LaunchDarkly;
- McKinsey & Company;
- Microsoft Azure and Teams;
- MongoDB;
- Octopus Deploy;
- Pangea;
- Pinecone;
- Product Science;
- ReadMe;
- Sentry;
- Stripe.
Segundo a Microsoft, todas as extensões são suportadas no GitHub Copilot Chat no GitHub.com, no Visual Studio e no Visual Studio Code.
Tornando a novidade ainda mais útil para empresas, corporações também poderão criar Copilot Extensios privadas para ferramentas de uso interno. Assim, eles podem aproveitar a biblioteca de ferramentas que estão habituados em trabalhar e aproveitar a otimização no fluxo de trabalho.
O GitHub pretende facilitar a vida dos programadores com as novidades de IA. (Imagem: Leon Neal/Getty Images)
De acordo com a empresa, as Copilot Extensions estarão acessíveis para usuários convidados neste primeiro momento — e somente uma parte das extensões estará disponível. Ao longo dos próximos meses, as demais ferramentas anunciadas serão liberadas para todos.
Categorias