A Apple conseguiu bloquear mais de US$ 7 bilhões (cerca de R$ 35 bilhões) em transações potencialmente fraudulentas na App Store entre 2020 e 2023, sendo mais de US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 9 bilhões em conversão direta) no ano passado. Os dados estão no balanço anual de prevenção a fraudes divulgado pela empresa na terça-feira (14).
No mesmo período, a Apple afirma ter bloqueado cerca de 14 milhões de cartões de crédito roubados que eram registrados em tentativas de compras na App Store. Os mecanismos de segurança da companhia também desativaram 3,3 milhões de contas, impedindo-as de realizar novas transações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Dados referentes a 2023 divulgados pela Apple.Fonte: Apple/Divulgação
O relatório aponta, ainda, a rejeição a mais de 1,7 milhão de aplicativos enviados à plataforma em 2023, devido ao não cumprimento dos padrões de privacidade, segurança e conteúdo. Os esforços da Apple para coibir as violações também levaram ao encerramento de 374 milhões de contas de desenvolvedores e clientes.
A Apple ressaltou que as melhorias implementadas no seu mecanismo de prevenção de golpes contribuiu para reduzir o número de contas canceladas em mais de 300 mil de 2022 para 2023. Além disso, proporcionou a detecção e o bloqueio de 47 mil apps ilegítimos em lojas piratas nos últimos 12 meses, evitando que eles chegassem aos usuários.
Verificações humanas e automatizadas
Segundo a Apple, o sistema de prevenção de fraudes e outras ameaças digitais é composto por especialistas humanos e ferramentas automatizadas. A equipe humana inclui em torno de 500 pessoas, cada uma delas ficando responsável por revisar aproximadamente 50 apps por dia, totalizando 132.500 softwares semanalmente.
O grupo identifica as mais variadas táticas para enganar a plataforma e o usuário, como explicou a empresa, incluindo algumas de difícil detecção. Entre elas, estão os apps maliciosos disfarçados de produtos inofensivos, como supostos editores de fotos e jogos de quebra-cabeça que, na verdade, eram serviços de streaming piratas e emissores de empréstimos falsos.
Humanos e robôs também têm a missão de avaliar classificações e comentários postados na App Store. Tais recursos são essenciais para a recomendação de apps na plataforma e valiosos para o feedback recebido pelos desenvolvedores, auxiliando na correção de bugs.
Em 2023, a equipe excluiu 152 milhões de classificações e avaliações fraudulentas, das mais de 1,1 bilhão processadas. Os dados completos podem ser conferidos no relatório da Apple.