A versão 21H2 do Windows 10 terá o suporte encerrado em breve, deixando de receber atualizações a partir do dia 11 de junho deste ano. As informações são de um comunicado divulgado pela Microsoft na última sexta-feira (10). Ela foi lançada no segundo semestre de 2021, estreando junto com o Windows 11.
O update final para o Windows 10 21H2 nas edições Enterprise, Education e IoT Enteprise será disponibilizado na data citada pela Microsoft. A mudança ocorre um ano depois após as edições Home, Pro, Pro Education e Pro for Workstations chegarem ao fim da vida útil.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O fim do ciclo do Windows 10 está programado para acontecer em outubro de 2025.Fonte: Getty Images/Reprodução
“Após essa data, os dispositivos que executam esta versão não receberão mais atualizações mensais de segurança e prévias contendo proteções contra as ameaças de segurança mais recentes”, declarou a Microsoft. Com isso, ficará disponível apenas a versão 22H2 para quem utiliza a geração anterior do sistema operacional.
É importante destacar que o fim do suporte ao Windows 10 21H2 não impacta a versão Long-Term Servicing Channel (LTSC) 2021. Essa modalidade possui um ciclo de vida maior, com a Microsoft oferecendo suporte para as edições Windows 10 Enterprise LTSC 2021 e Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021 até o início de 2027.
E agora, o que fazer?
Quem tem uma das versões corporativas do Windows 10 21H2 que perderão o suporte em junho poderá seguir usando o sistema realizando a atualização para a versão 22H2. Dessa forma, o dispositivo continuará recebendo as atualizações mensais para correções de bugs que ameaçam a segurança do computador.
É possível realizar a mudança por meio do Windows Update, nas configurações do sistema. Basta abrir o menu e verificar a disponibilidade da atualização, selecionando a opção “Windows 10 22H2” e seguindo as instruções na tela para confirmar a instalação.
Outra opção é fazer o update para o Windows 11, como destacou a Microsoft, garantindo o suporte oficial por um tempo ainda maior. Neste caso, o usuário deve verificar a compatibilidade do dispositivo com a geração atual do sistema.
Categorias