As ferramentas com inteligência artificial (IA) do Explorador de Arquivos do Windows 11 podem ser exclusivas para PCs com CPU Qualcomm Snapdragon X Elite, mostra uma ficha de requisitos mínimos vazada por um informante no X, antigo Twitter, nesta quinta-feira (18). As funções foram encontradas em desenvolvimento para a próxima grande atualização do sistema operacional da Microsoft.
Não está claro o motivo da exclusividade, mas pode ser devido a uma parceria entre a Microsoft e a Qualcomm, ou resultado de alguma especificidade do componente para o processamento das funções.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o informante responsável pela descoberta, conhecido como @thebookisclosed no X, os requisitos também mencionam exigência de CPU com arquitetura ARM, 16 GB de RAM e pelo menos 225 GB de armazenamento.
Turns out Windows 11 build 26100 (purported 24H2 RTM) contains the AI Explorer requirements ?? baked into the OS
— Albacore ?? (@thebookisclosed) April 18, 2024
?? ARM64 CPU
?? 16GiB of RAM
?? 225GiB system drive (total, not free space)
?? Snapdragon X Elite NPU (HWID QCOM0D0A)
I guess that's one way to drive ARM64 adoption ?????? pic.twitter.com/ZbQf4KY1BN
A restrição pode ser uma tentativa de impulsionar a venda de computadores ARM com Windows, mercado em que a Microsoft busca abrir espaço contra a Apple há anos. Contudo, como consequência, a grande maioria dos usuários do SO não poderão usar a função, nem em notebooks modernos e nem em desktops tradicionais.
Quais as novidades do Explorador de Arquivos com IA?
As informações acerca das ferramentas com IA do Explorador de Arquivos são bem escassas. Até agora, sabe-se que a função será como uma espécie de complemento do Copilot, ajudando o usuário com tarefas rotineiras, tais como gerar resumos de arquivos, ajudar em pesquisas, ajudar na pré-exibição do conteúdo e dar vida ao Menu de Contexto dinâmico, variando opções conforme a preferência do usuário.
Contudo, os rumores sobre a ferramenta não são muito concretos e testadores ainda não conseguiram colocar a novidade para funcionar. Portanto, tudo continua um mistério.
É provável que o Explorador de Arquivos com IA seja apresentado como uma das novidades do Windows 11 22H2, a primeira grande atualização do sistema. Porém, é possível que ele só seja lançado meses após a inauguração do update.
Em uma publicação recente, a Qualcomm revelou um teaser sobre um possível lançamento do Snapdragon X Elite na próxima quarta-feira (24).
Fontes
Categorias