O Google está trabalhando em formas de integrar o navegador Chrome com o chatbot de inteligência artificial (IA) da empresa. A plataforma em breve pode ganhar um novo atalho para que o Gemini seja acessado mais rapidamente por usuários.
De acordo com o site Windows Report, o teste atual envolve um atalho para o Gemini dentro da barra de endereços, que é onde você digita a página a ser acessada no Chrome.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A opção de conversar com o Gemini ao digitar algo no navegador.Fonte: Windows Report/Reprodução
Tudo o que você precisa fazer é digitar "@gemini" (sem as aspas) e depois um comando de texto para ser redirecionado e já receber a resposta do chatbot na hora. Dessa forma, você não precisa abrir a página no navegador ou acessar o aplicativo em dispositivos móveis.
- Leia também: Como usar o Gemini em celulares Android?
No momento, o recurso está em fase de testes apenas no Canary, a versão do navegador experimental e voltada para desenvolvedores. Ainda não há informações sobre quando ela será adicionada na versão estável do programa.
Como liberar o atalho do Gemini no Google Chrome
Para ativar o recurso do Gemini, você precisa primeiro digitar "chrome://flags" na barra de endereços.
Em seguida, vá para o item "Expansion pack for the Site search starter pack". Mude a opção para "Enable pre-prod url". Agora é só fechar o navegador e abrir ele novamente para que a opção esteja liberada.
A opção do Chrome Canary para ativar o atalho.Fonte: Windows Report/Reprodução
Ao menos na versão mais recente do navegador, o comando @gemini ainda não gera resultados por parte da IA. Nas próximas atualizações, é possível que a função passe a funcionar normalmente.
Além de manter o Gemini em operação separadamente como um site e um aplicativo, aos poucos a companhia tem integrado a plataforma de IA em seus outros serviços. É o caso do Gmail e dos aplicativos corporativos que integram o pacote Google Workspace.
Fontes
Categorias