A Intel revelou recentemente que todos os computadores focados em inteligência artificial (IA) que rodam Windows terão uma tecla dedicada ao Copilot. Além de ter componentes dedicados para o processamento local de ferramentas alimentadas por IA, a Microsoft exige que o dispositivo tenha um atalho físico para acionar o assistente.
A Microsoft pensa no PC com IA como a combinação perfeita entre hardware e software. O computador precisa ter um processador recente com NPUs (Unidade de Processamento Neural) e ter o Copilot instalado por padrão (disponível no Windows 11).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para a Intel, um PC com IA precisa apenas ter um Intel Core Ultra e ferramentas com IA focados em produtividade e segurança.Fonte: The Verge/Reprodução
Contudo, para a Intel, um PC com IA é um dispositivo que seja equipado com um processador Intel Core Ultra embarcado com "experiências com inteligência artificial" que impulsionem produtividade e segurança.
"Do ponto de vista da Intel, nosso PC com IA possui um Intel Core Ultra e uma NPU integrada porque está desbloqueando todos os tipos de novos recursos e funções no espaço de IA", explicou o líder do ecossistema de PCs na Intel, Todd Lewellen. "Temos um ótimo alinhamento com a Microsoft, mas haverá alguns sistemas por aí que podem não ter a tecla física [do Copilot], mas têm nossa NPU integrada", continuou.
De toda forma, é provável que fabricantes de computadores abracem o padrão da Microsoft ao longo do tempo — e talvez a maioria dos lançamentos de 2024 já incluam o botão "Copilot" no teclado.
Quais as vantagens de um PC com IA?
Por enquanto, a Microsoft não divulgou quais vantagens um computador teria por atender todos os seus critérios de um "PC com IA". Porém, é possível que essa categoria de máquinas tenha acesso a funções específicas do Windows.
Contudo, a presença de um processador com NPU poderoso abre portas para o desenvolvimento de ferramentas com IA ainda mais eficientes. Desenvolvedores podem aproveitar a presença do componente para criar programas e recursos alimentados por modelos otimizados para processamento local, sem depender de servidores.
IA no Windows 11
Vale ressaltar que IA será um dos principais destaques da próxima grande atualização do Windows 11, a 24H2. O Copilot deve ter presença ainda mais notável dentro do sistema operacional e vários dos programas nativos devem ganhar novidades alimentadas por modelos.
Vários dos detalhes desse pacotão de novidades já foram antecipados a partir de indícios encontrados em versões de testes do Windows 11. O Microsoft Edge deve embarcar ainda mais recursos do Copilot, bem como o Explorador de Arquivos.
Até agora, a data de lançamento do Windows 11 24H2 não foi divulgada, mas o update deve ser lançado entre setembro e outubro deste ano, se a Microsoft seguir a tradição de atualizações anuais.
Fontes
Categorias