O YouTube anunciou nesta quarta-feira (13) a chegada de um novo player de vídeo em sua versão para smart TVs e dispositivos de streaming que promete trazer mais interatividade para os espectadores, facilitando o acesso aos comentários e outras funções populares. O redesign será liberado nas próximas semanas.
Na nova versão, o usuário poderá visualizar os comentários e as descrições do vídeo em uma barra lateral, enquanto assistem ao conteúdo sem interrupção. Na mesma área da tela, serão exibidas outras informações a respeito daquele material, como nome e dados dos canais, links para mais vídeos, chat ao vivo etc.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A descrição e os comentários agora não sobrepõem os vídeos, aparecendo ao lado deles.Fonte: YouTube/Divulgação
A forma de acessar os recursos interativos da plataforma de vídeos do Google continuará a mesma, bastando clicar no título do conteúdo em exibição acima dos botões de reprodução. Ao fazer isso, o tamanho do player será reduzido em cerca de dois terços, abrindo espaço para que a barra lateral apareça.
Embora sutil, essa mudança pode melhorar a interatividade consideravelmente, uma vez que o vídeo fica sobreposto ao abrir a descrição e a seção de comentários no player atual do YouTube para TV, dificultando a visualização do conteúdo. De acordo com o Google, a atualização atende a inúmeros pedidos dos espectadores.
Base de usuários em crescimento
Geralmente associado à visualização em celulares, tablets e PCs, o YouTube tem ganhado cada vez mais usuários em sua versão para TVs. Especializada em medições de audiências, a Nielsen revelou, em fevereiro, que a plataforma de vídeos foi o streaming mais assistido nas smart TVs em 2023 nos Estados Unidos, superando a Netflix e outros concorrentes de peso.
O levantamento mostrou, ainda, que as telas grandes representaram 45% do tempo de visualização do YouTube no mercado norte-americano no ano passado, contra menos de 30% em 2020. Atualmente, a plataforma transmite mais de 1 bilhão de horas de vídeo por dia nos televisores.
Diante de tamanha audiência, o serviço tem buscado aprimorar a experiência do usuário ao longo dos últimos meses, anunciando uma série de melhorias no app destinado às TVs e players de streaming. A maioria delas é baseada no feedback dos usuários, como explicou a gigante das buscas.