O Copilot, chatbot de inteligência artificial (IA) da Microsoft, ganhou um novo recurso. A partir de agora, o serviço é capaz de ler documentos armazenados no computador do usuário.
A novidade foi adicionada de forma discreta pela empresa e ainda parece bastante restrita. Ainda assim, usuários como @Leopeva64, que costumam encontrar essas adições em navegadores, já encontraram e postaram provas de que a função está em fase de implementação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
It is now possible to add files to the Windows Copilot chat box, you can use the "Add a file" button or just drag and drop the file:https://t.co/k9GM6VeD63
— Leopeva64 (@Leopeva64) February 29, 2024
.https://t.co/4UGUOjIqJa pic.twitter.com/ekZGha0YIU
Por enquanto, a novidade parece disponível apenas no aplicativo oficial do Copilot para Windows 11. Além disso, a função ainda traz limitações e pequenos bugs de funcionamento, como não se lembrar de conteúdos que ela acabou de gerar.
A ferramenta deve melhorar em funcionamento gradualmente, além de aparecer para mais pessoas e também outras plataformas. Em breve, a leitura de arquivos deve estar disponível no aplicativo para dispositivos móveis e na versão da IA para navegadores.
- Leia também: Como usar a IA Copilot no Windows 11 ou Windows 10
Como funciona a leitura de documentos no Copilot
O recurso permite que você adicione documentos de texto de duas formas. É possível usar um botão chamado "Adicionar arquivo" e encontrar o documento na pasta específica ou então arrastá-lo para a tela do Copilot.
Além de carregar o arquivo, é preciso enviar um prompt em forma de tarefa para o Copilot. O texto precisa trazer qual é a sua necessidade em relação ao arquivo em questão.
O Copilot por enquanto já é capaz de resumir grandes documentos de texto, apontar os elementos mais importantes de um arquivo, reescrever ou traduzir trechos e até fazer análises de dados. Ele ainda é capaz de desenvolver melhor um assunto abordado no arquivo.
A página inicial do Copilot.Fonte: Microsoft
A função aceita vários formatos diferentes de arquivo, incluindo os populares DOC/DOCX, XLS/XLSX, PPT/PPTX, PDF, TXT, CSV, XML, ODT, EPUB, RTF e JSON, entre outros.
O documento pode levar algum tempo até ser devidamente carregado e "lido" pela IA. Além disso, de acordo com os termos de uso do Copilot, a quantidade de arquivos enviados por vez é limitado "pelo armazenamento de arquivos disponível para o seu ambiente".
Segundo a Microsoft, todos os arquivos carregados ficam restritos ao ambiente da plataforma de dados do Dataverse, que é segura e não serve para alimentar a IA base do Copilot.
Ainda assim, por motivos de privacidade, é recomendável que você tenha cuidado ao fazer o upload de arquivos pessoais ou documentos sigilosos em um ambiente colaborativo.
-
Economize mais de 50% no Microsoft 365 Personal para estudantes!
Microsoft 365
O Microsoft 365 inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.
Fontes
Categorias