O WhatsApp começou a testar o suporte para passkeys ("chaves de acesso", em português) no iOS. O recurso começou a ser liberado para testadores da versão Beta do mensageiro no domingo (3), e foi encontrado na versão 24.4.10.78 do mensageiro, disponível exclusivamente para celulares Apple.
Com a novidade, o testador pode configurar uma passkey própria para acessar a conta em próximos logins. A credencial é salva no iCloud Keychain e pode ser excluída a qualquer momento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
No WhatsApp Beta para iOS, testadores podem configurar a própria passkey.Fonte: WABetaInfo/Reprodução
As passkeys são o método de autenticação que dispensa o uso de senhas individuais, substituindo-as por mecanismos de verificação mais eficientes, como Face ID, Touch ID ou PIN do aparelho.
No caso do WhatsApp, a chave de acesso substitui o código de seis dígitos para autenticar o usuário.
Processo de transição
Por enquanto, o suporte para passkeys está disponível exclusivamente para testadores no iOS. Caso seja necessário fazer login na sua conta em um dispositivo ainda incompatível com a funcionalidade, há a opção de inserir o código de seis dígitos.
Vale ressaltar que a configuração de uma passkey é totalmente opcional, mas altamente recomendada. O método de autenticação é mais moderno e proporciona mais conveniência para o usuário.
Embora a função tenha aparecido somente no iOS, deve ser questão de tempo até o WhatsApp para Android, Web e Desktop receberem suporte para a função. Contudo, não há previsão para isso por enquanto.
Fontes