A Apple começou a testar internamente a sua própria ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa. A informação é do site MacRumors, com base em detalhes fornecidos por fontes anônimas ligadas à empresa.
O recurso se chama Ask (ou "Pergunte", em tradução livre do inglês) e por enquanto é voltada apenas para responder questões técnicas. Ela pode ser usada por colaboradores para ajudar no suporte a consumidores com dúvidas sobre dispositivos da marca.
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Por enquanto, o Ask só responde de forma automática a esses questionamentos específicos, alimentado com uma base de informações da própria Apple.
O Ask ajuda funcionários a solucionarem dúvidas do consumidor.Fonte: GettyImages
Dessa forma, seria possível perguntar coisas como "O usuário não consegue atualizar o aparelho para o iOS 13.7. O que ele pode fazer?" e aguardar a resposta. O funcionário humano então revisa o conteúdo e marca ele como útil ou não, ajudando a treinar a IA.
Apple está empenhada em fazer a própria IA
Nessa primeira fase, a equipe foi instruída a tentar usar o Ask antes de qualquer outro procedimento interno de auxílio ao público. A ideia é que outros setores da empresa recebam versões personalizadas do chatbot em breve.
Em um segundo momento, a Apple deve também apresentar uma IA generativa para uso do consumidor. Existe a possibilidade até de ela ser incorporada à Siri, assistente pessoal já tradicional de dispositivos da marca.
A ideia da companhia é correr atrás de marcas já estabelecidas no setor, como Microsoft e Google com os serviços Copilot e Gemini, respectivamente. O CEO da Apple, Tim Cook, confirmou a revelação do serviço ainda para este ano, após ter falado no projeto pela primeira vez em setembro de 2023.
A ferramenta de IA da Apple pode ser anunciada durante a WWDC 2024, conferência da Maçã realizada tradicionalmente em junho. O evento costuma ter novidades em plataformas e sistemas operacionais, como o iOS e o macOS.
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