O Google experimenta uma integração nativa do chatbot Gemini no Chrome. Disponível na edição Canary, versão experimental do navegador, a ferramenta permite conversar rapidamente com a inteligência artificial (IA) da empresa.
O recurso é bem parecido com a integração do Copilot no Microsoft Edge: com ele, o usuário pode conversar com a IA rapidamente a partir da barra de endereço, a Omnibox.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A integração com o Gemini permite inserir prompts a partir da barra de endereços.Fonte: Igor Almenara/TecMundo
Contudo, diferente da solução da Microsoft, a integração com o Chrome é um atalho menos completo. Ao digitar um prompt, o usuário é redirecionado para página oficial do chatbot numa nova guia. Na solução da empresa, o assistente é aberto numa janela lateral, sem interromper a navegação atual.
Como ativar o Gemini no Google Chrome?
Por se tratar de uma função ainda em desenvolvimento, ela não é ativada por padrão. Para habilitá-la, o usuário deve encontrá-la no menu chrome://flags.
Para isso, siga os passos:
- Abra o Google Chrome Canary e certifique-se de que está na versão mais recente;
- Digite "chrome://flags/#omnibox-starter-pack-expansion" na barra de endereços;
- Altere o status da função para "Enabled" e reinicie o navegador.
Se tudo foi feito corretamente, o atalho para o Gemini já deve estar disponível na sua Omnibox.
Para interagir com ele, o usuário deve digitar um "@" na barra de endereços e selecionar a opção "Chat with Gemini". Depois disso, basta inserir o prompt desejado (há suporte para português brasileiro).
Se você não estiver conectado à sua conta Google, o navegador o direcionará para a tela de login. É necessário estar logado para interagir com o chatbot.
Função em desenvolvimento
A integração com o Gemini no Google Chrome é um recurso em desenvolvimento, portanto não há previsão para o seu lançamento definitivo. Vale ressaltar que a função foi encontrada no Chrome Canary na versão 123.
Fontes
Categorias