A Apple lançou um novo modelo de inteligência artificial (IA) capaz de editar fotos seguindo descrições em texto. Chamado MLLM-Guided Image Editing (MGIE, na sigla em inglês), o projeto foi desenvolvido em colaboração com a Universidade da Califórnia, Santa Barbara, Estados Unidos.
A ferramenta pode cortar, redimensionar, orientar, adicionar ou remover filtros e mais seguindo prompts fornecidos pelo usuário, assim como em geradores de imagens com IA.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A IA MGIE pode fazer uma grande variedade de modificações numa imagem, incluindo adicionar e remover elementos.Fonte: The Verge/Reprodução
No processo de edição, o usuário deve descrever em texto as modificações que deseja aplicar. Na documentação fornecida pela Apple, o usuário descreve modificações como "torne essa receita mais saudável", fazendo a IA adiciona vegetais numa pizza, e "adicione contraste para simular mais luz".
A Apple ressalta que o MGIE precisa que o usuário descreva uma "intenção explícita de consciência visual" e resulte numa edição razoável.
O que o MGIE pode fazer?
Segundo a Apple, algumas das capacidades do MGIE incluem:
- Edição baseada em instruções;
- Modificações e ajustes no estilo Photoshop;
- Otimização geral de uma foto;
- Modificações localizadas numa imagem.
Em termos gerais, a IA da Apple consegue fazer uma infinidade de alterações num arquivo, incluindo ajustes finos de contraste, brilho e temperatura de cor, bem como adicionar e remover objetos.
Disponível no GitHub
O MGIE foi disponibilizado para consulta e experimentação no GitHub, então desenvolvedores podem experimentá-lo à vontade. A companhia também lançou uma demonstração web no Hugging Face Spaces, outro repositório online.
Essa é uma das primeiras demonstrações de IA da Apple acessíveis para o público e reforçam que a empresa está, de fato, interessada no desenvolvimento da tecnologia.
Tal ferramenta de edição também pode ter utilidade em aplicativos da Maçã, e talvez até seja parte do futuro iOS 18, previsto como uma das maiores atualizações do sistema.
Fontes
Categorias