As imagens geradas pela inteligência artificial DALL-E 3 terão uma marca d'água invisível, anunciou a OpenAI nesta terça-feira (6). Os identificadores serão adicionados aos metadados das figuras.
A medida está de acordo com os padrões da Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo (C2PA), uma entidade composta por empresas dedicada ao desenvolvimento de sistemas que fornecem contexto e histórico para mídias digitais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As imagens geradas pelo DALL-E 3 terão identificadores nos metadados e um selo no canto superior esquerdo.Fonte: OpenAI/Reprodução
Segundo a empresa, as marcas da C2PA aparecerão em imagens geradas no ChatGPT da web e em aplicações que acionam a API do DALL-E 3. A versão mobile receberá a novidade em 12 de fevereiro.
Além dos identificadores nos metadados, todas as imagens terão um símbolo "CR" no canto superior esquerdo.
Segundo a OpenAI, a adição dos marcados não implica em efeitos negativos em latência ou na qualidade da imagem gerada pela IA. A empresa informa que o recurso também aumentará o tamanho de figuras de alguns pedidos.
Método não é infalível
A adição de marcadores nos metadados não é uma solução infalível para impedir a disseminação de imagens falsas, porém. A própria OpenAI ressalta que os dados podem ser "facilmente removidos por acidente ou intencionalmente".
Ao compartilhar imagens em redes sociais, por exemplo, o conteúdo dos metadados é alterado de acordo com a plataforma. Tirar um print da imagem em questão também camufla o conteúdo.
De toda forma, a adição da OpenAI é um importante passo para garantir transparência em imagens geradas por IA. Essa é uma grande demanda para companhias do setor, uma vez que vários países passarão por eleições este ano.
Categorias