O Google lançou, nesta quinta-feira (1), o ImageFX, um gerador de imagens com inteligência artificial (IA). A ferramenta é alimentada pelo modelo Imagen 2, a mais avançada tecnologia de difusão de texto para imagem da companhia.
Disponível na plataforma Labs.Google, o ImageFX permite criar imagens a partir de descrições em texto, assim como o MidJourney. Segundo o Google, o objetivo da ferramenta é ajudar a explorar ideias e criações, mas de forma quase instantânea.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Facilitando o processo criativo, o ImageFX também inclui uma interface com "chips expressivos". A solução sugere características para a imagem.
O ImageFX está aberto para o público, mas não está disponível no Brasil. Por aqui, a ferramenta pode ser acessada apenas em demonstração única.
Melhorias no MusicFX
No mesmo anúncio, o Google também mencionou melhorias implementadas no MusicFX. A ferramenta agora pode criar faixas de até 70 segundos seguindo prompts em texto.
O MusicFX permite criar faixas de até 70 segundos a partir de descrições em texto.Fonte: Google/Divulgação
Assim como o gerador de imagens, a IA também acompanha "chips expressivos" com sugestões para incrementar as criações.
Segundo o Google, o MusicFX já foi utilizado para criar mais de 10 milhões de faixas. Nessa nova versão, a ferramenta é capaz de gerar faixas com melhor qualidade mais rapidamente.
Vale ressaltar que todas as imagens e músicas do ImageFX e do MusicFX são marcadas pelo SynthID, uma "marca d'água digital" desenvolvida pela DeepMind. A criação assegura que as criações da IA podem ser identificadas com facilidade, mas são imperceptíveis para a visão e a audição humana.
Atualização no TextFX
Outra ferramenta que recebeu atualizações foi o TextFX, um assistente de escrita com IA. A ferramenta ajuda a aperfeiçoar criações em texto nos mais diferentes estilos.
Se estiver curioso, é possível acessar e saber mais sobre as ferramentas no site oficial do Labs.Google. Contudo, não há qualquer previsão para a estreia das ferramentas no Brasil.
Fontes