A Apple permitirá que navegadores concorrentes tenham seu próprio motor de renderização no iOS 17.4. A novidade é parte das mudanças do sistema necessárias para atender as novas regulações da União Europeia.
O iOS é aberto para navegadores concorrentes, mas todos eles precisam ser construídos sobre o WebKit, motor de renderização da Apple. Ele é um dos pilares do Safari, assim como o Blink é para o Chrome, o Edge e o Opera, todos baseados no Chromium.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O iOS 17.4 permitirá que navegadores concorrentes tenham motores de renderização próprios, diferentes do WebKit.Fonte: Getty Images/Reprodução
Essa restrição de motor de renderização, porém, implica em problemas de interoperabilidade entre programas. Extensões e complementos construídos para o Blink não são compatíveis com o WebKit.
Porém, a partir do iOS 17.4, desenvolvedores poderão usar outros motores para alimentar navegadores. Para isso, será necessário atender alguns critérios e se comprometer com algumas regras para obter autorização da Apple.
O que muda?
Na prática, a mudança abre portas para aprimoramentos significativos na experiência com navegadores alternativos ao Safari — mas isso depende dos desenvolvedores. Se o Google quiser investir no Chrome para iOS, por exemplo, ele poderá implementar novidades com vantagens mais profundas.
Assim como o sideloading na App Store, a mudança nas regulações de navegadores será implementada exclusivamente na Europa. A alteração está em conformidade com a Lei dos Mercados Digitais (DMA).