A Samsung reconheceu o problema relacionado ao efeito burn-in nas telas OLED dos celulares Galaxy que receberam a atualização para o Android 14 e revelou que já trabalha na correção, nesta sexta-feira (5). Proprietários de dispositivos afetados relataram a falha pela primeira vez em novembro.
Em resposta a uma reclamação postada no fórum da comunidade Samsung, o moderador oficial da plataforma confirmou o defeito e disse que a companhia está desenvolvendo uma solução para ele. Segundo o porta-voz da marca, o problema deverá ser corrigido até o final de janeiro, via atualização de software.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Galaxy S23 - Burn-in issue response by Samsung??
— CID (@theonecid) January 5, 2024
Seems they have acknowledged the issue which is a good start. Hopefully this gets addressed asap. pic.twitter.com/mMVS6cd82s
No entanto, a gigante sul-coreana não descarta eventuais atrasos na disponibilidade da correção, devido aos mais variados fatores. Na sequência da mensagem, o representante diz que o lançamento da atualização pode ser diferente conforme o modelo do aparelho e a região na qual o usuário reside.
O burn-in é um fenômeno que ocorre em dispositivos com display OLED (TVs, celulares e monitores) quando há o desgaste dos componentes orgânicos que formam o painel. Com a exibição prolongada de elementos visuais estáticos, manchas na tela podem começar a aparecer, danificando-a.
Celulares Galaxy S23 afetados
O burn-in nos smartphones Samsung foi notado no final do ano passado por donos de telefones Galaxy S23 atualizados para a One UI 6 com Android 14, que passaram a reclamar no Reddit e em outras plataformas.
Na versão anterior do sistema, reajustes no posicionamento dos ícones da barra de status eram feitos automaticamente para evitar a tela manchada.
Com o update para a versão mais recente do Android, este recurso parece ter sido desativado ou afetado por algum tipo de bug, conforme as queixas dos usuários, já que os ajustes passaram a não ocorrer mais ou diminuíram, dependendo do caso. Com isso, o risco de queima da tela aumentou.
Além da correção para o efeito burn-in, a próxima atualização da One UI pode contar com muitas novidades, incluindo os recursos alimentados pela inteligência artificial generativa da big tech. A One UI 6.1 deve ser apresentada no evento de lançamento da série Galaxy S24, marcado para o dia 17 de janeiro.