O iPhone terá um novo modo de segurança que protege senhas e outros dados sensíveis do usuário em casos de perda, furto ou roubo do celular. O recurso aparece no iOS 17.3 beta, lançado pela Apple na terça-feira (12).
O Stolen Device Protection ou “Proteção de Dispositivo Roubado” em tradução livre, adiciona uma camada extra de segurança ao smartphone. Com ela, terceiros ficam impedidos de acessar dados sigilosos e realizar modificações importantes mesmo se souberem o código de desbloqueio.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Desenvolvedores já podem ativar a nova função de segurança do iPhone.Fonte: MacRumors/Reprodução
Quando habilitada, a funcionalidade impede o uso de senhas e chaves de acesso no iCloud, desligar o modo de aparelho perdido, excluir conteúdos do telefone e usar os métodos de pagamento cadastrados. Nos Estados Unidos, o recurso também bloqueia a visualização do Apple Card virtual e não permite a solicitação de um novo cartão.
Para executar tais tarefas, a Proteção de Dispositivo Roubado exige autenticação biométrica com Face ID ou Touch ID. Em determinadas ações, como a troca da senha do Apple ID e a desativação do app Buscar, o mecanismo solicita outra autenticação após uma hora, caso o iPhone esteja distante de locais conhecidos.
A ferramenta começou a ser desenvolvida após o The Wall Street Journal revelar um tipo de crime que se tornou comum nos Estados Unidos. Segundo a publicação, criminosos observam potenciais vítimas digitando suas senhas em bares e outros locais, roubando o iPhone na sequência.
Com o código de desbloqueio em mãos, eles têm acesso a uma enorme quantidade de informações salvas no aparelho, incluindo detalhes financeiros. A partir daí, podem causar prejuízo financeiro às vítimas, aproveitando os dados armazenados durante transações anteriores.
A expectativa é de que ações como essa sejam dificultadas pela tecnologia. “Nos raros casos em que um ladrão pode observar o usuário digitando a senha e depois roubar o dispositivo, a Proteção de Dispositivo Roubado adiciona uma nova camada sofisticada de proteção”, comentou o porta-voz da empresa, Scott Radcliffe, em comunicado ao The Verge.
O novo modo de proteção do iPhone deve estar disponível para todos em janeiro ou fevereiro de 2024, quando a versão estável do iOS 17.3 for liberada pela Apple. A função será compatível com os modelos que rodam o iOS 17.