O Google anunciou mudanças nas regras para a publicação na Play Store, buscando reforçar a segurança nos aplicativos para Android, nesta quinta-feira (9). Entre as alterações, a companhia passará a exigir que os desenvolvedores testem seus novos aplicativos por um período mínimo antes de lançá-los ao público.
Atualmente, o teste de apps com 20 pessoas ou mais, por pelo menos duas semanas, é opcional antes de disponibilizar o programa na plataforma. Isso irá mudar quando as novas normas entrarem em vigor, com a obrigatoriedade desses testes para as contas Play Console recém-criadas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As novas regras objetivam a reforçar a segurança nos apps para Android.Fonte: Getty Images/Reprodução
De acordo com o Google, os desenvolvedores que já utilizam as ferramentas de teste antes da publicação na loja oficial do Android têm três vezes mais instalações e engajamento do usuário, em média. Isso pode estar aliado a um maior cuidado com a qualidade do produto ofertado.
O Google disse, ainda, que os testes auxiliam na identificação de bugs e outros tipos de problemas e a obter feedback dos usuários, possibilitando fornecer soluções, em caso de falhas, na divulgação da versão estável na Play Store. Não foi informado quando a exigência entrará em vigor.
Processo de revisão da Play Store será mais rigoroso
Outra medida anuncia pelo Google para manter apps inseguros e de baixa qualidade fora da Play Store é a adoção de um processo de revisão de apps mais rigoroso. Considerado menos eficiente do que o da Apple, o mecanismo adotado na Play Store possui uma grande dependência da automação.
Isso vai mudar, segundo o Google, com uma maior presença de revisores humanos dedicando mais tempo para avaliar os novos aplicativos publicados na plataforma. Eles verificam a adequação dos programas em relação às políticas da empresa, garantindo que os apps não estejam fraudando os usuários.
Com o reforço nas medidas de segurança para a revisão e a publicação de aplicativos na loja do Android, a companhia alerta que tais processos podem exigir um tempo maior de trabalho da equipe, atrasando a divulgação. Isso deve afetar, principalmente, os apps para crianças e os que exigem determinadas permissões do dispositivo.
Fontes
Categorias