O Ministério da Saúde do Brasil apresentou nesta quarta-feira (1º) um novo guia para a população sobre vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Trata-se de uma versão digital do Calendário de Vacinação, que pode ser consultado tanto em forma de site quanto visualizado em um arquivo PDF baixado no computador ou celular.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia mais: Ministério da Saúde abre edital para financiar projetos de inteligência artificial no SUS
Segundo o órgão, o objetivo do serviço é "ajudar a manter o cronograma de vacinação em dia". Ele é parte do Movimento Nacional pela Vacinação, um programa do governo para recuperar as altas taxas de imunização que o país apresentava nos últimos anos.
O calendário digital de vacinação
A página do Calendário Nacional de Vacinação é dividida pelas opções Criança, Adolescente, Adulto e Idoso ou Gestante. Ao clicar em uma categoria, é possível selecionar também a idade para ter acesso às vacinas sugeridas e disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Um exemplo do calendário digital na versão online.Fonte: Ministério da Saúde
Outras informações do portal incluem detalhes sobre quais são as doenças preveníveis por aquela vacina ou dose, além do público-alvo e os imunizantes recomendados.
Segundo o Ministério da Saúde, o site não substitui a caderneta de vacinação, já que ele é apenas um calendário para maior organização de datas e vacinas. A carteirinha física ou digital permanece em vigor e deve ser atualizada nos postos de imunização.
- Veja também: Vacina bivalente: o que é e como funciona?
No mesmo ambiente digital, profissionais de saúde encontram conteúdos como "publicações técnicas, atividades do microplanejamento e portarias" para melhor planejar ações e estratégias regionalmente.
O site traz também painéis de monitoramento da vacinação contra a covid-19 e a influenza, além de um contador chamado de "vacinômetro", que registra a quantidade de doses aplicadas em todo o país.
Fontes