A inteligência artificial (IA) generativa pode chegar aos iPhones e iPads a partir de 2024, trazendo uma ferramenta semelhante ao ChatGPT para os dispositivos da Apple. A possibilidade foi revelada pelo analista da Haitong International Securities, Jeff Pu, na quarta-feira (18).
De acordo com o especialista em assuntos relacionados à Apple, a gigante de Cupertino tem planos de começar a construir “algumas centenas” de servidores de IA ainda em 2023. Este trabalho deve ficar mais intenso a partir do próximo ano, quando a tecnologia pode estrear nos aparelhos da marca, no segundo semestre.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A IA generativa da Apple permitirá usar o iPhone para automatizar tarefas complexas, segundo os rumores.Fonte: Getty Images/Reprodução
Citando fontes da cadeia de suprimentos familiarizadas com o tema, Pu disse que a Apple planeja oferecer uma combinação entre a IA baseada na nuvem e uma “IA de ponta” para seus clientes. Esta última solução exigiria um maior poder de processamento de dados no dispositivo.
Para o analista, a chegada da IA generativa da Apple ao iPhone exigirá um esforço extra da companhia para manter seu compromisso com a privacidade do usuário, olhando com atenção para o uso e o tratamento dos dados pessoais sem infringir suas políticas. Este obstáculo pode acabar atrasando o lançamento da tecnologia.
Possibilidade de adiamento
Caso o rumor se confirme, os recursos de IA generativa devem chegar a iPhones e iPads a partir do iOS 18 e do iPadOS 18, ficando disponíveis para os modelos compatíveis com a atualização. Isso se a empresa continuar a seguir seu calendário tradicional, com as novas versões dos sistemas operacionais estreando entre setembro e outubro.
Vale lembrar que a adoção da tecnologia pela Apple tem sido alvo de várias especulações nos últimos meses. Em uma delas, o The Information disse que a ferramenta deve ser incorporada à Siri, permitindo a automatização de tarefas complexas, envolvendo também uma integração com o app Shortcuts.
- Saiba mais: Descubra 7 comandos 'secretos' do ChatGPT
Famosos por anteciparem novidades da Apple, os analistas Ming-Chi Kuo e Mark Gurman também trataram sobre o assunto. Segundo Kuo, a empresa está bastante atrasada no segmento, o que adiaria a estreia para 2025, enquanto Gurman comentou que o chatbot “Apple GPT” está em teste, mas sem qualquer previsão de lançamento.
Fontes
Categorias