A Meta anunciou, nesta quinta-feira (19), que o WhatsApp agora traz suporte para utilizar duas contas diferentes no mesmo celular. A funcionalidade, muito pedida pelos usuários, também poderá reduzir o uso de aplicativos não-oficiais do mensageiro.
- Confira também: WhatsApp em vários dispositivos: como usar a nova função
Essa novidade será lançada primeiro para celulares Android, mas ainda não tem data para chegar no iPhone (iOS). Com isso, será possível configurar uma conta pessoal e outra profissional, por exemplo, e intercalar entre ambas sem precisar de um segundo aparelho.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como muitos usuários recorrem a aplicativos "clonados" do WhatsApp para ter uma segunda conta, a empresa ressalta que a prática não é segura.
"Lembre-se de usar apenas o WhatsApp oficial e não baixe imitações ou versões falsas para se conectar a mais contas em seu telefone. Suas mensagens só são seguras e privadas quando você usa a versão oficial do WhatsApp", diz a companhia em nota.
Como usar duas contas do WhatsApp no celular
O processo de configurar uma segunda conta no WhatsApp é simples e requer poucos passos. No entanto, o usuário precisará ter um segundo número de telefone ativo. Para tanto, podem ser utilizados dois chips SIM, ou então um eSIM. Dessa forma, é preciso:
1. Acessar as "Configurações" do aplicativo;
2. Clicar na seta ao lado do seu nome;
3. Selecionar a opção "Adicionar conta".
Agora é possível usar duas contas diferentes do WhatsApp em um mesmo celular.
A ativação de uma segunda conta no mesmo celular também requer autenticação, portanto, é preciso ter a segunda linha ativa para confirmar a ativação. Segundo a empresa, será possível controlar as configurações de privacidade e notificações de cada conta individualmente.
- Confira também: WhatsApp libera usar a mesma conta em até 5 celulares
As notificações, de forma geral, também serão exibidas de maneira separada. Já dentro do aplicativo, os usuários não verão as mensagens "embaralhadas", pois será possível alternar entre as duas contas — algo similar ao que já acontece no Instagram, por exemplo.