O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (16) o lançamento do login com chaves de acesso para todos os usuários na versão estável do mensageiro para o Android. A novidade, que substitui a autenticação de dois fatores via SMS, vinha sendo testada pelos inscritos no programa beta da plataforma desde o início de agosto.
Conforme revelou o serviço de mensagens em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), o login sem senha é uma alternativa mais segura e pode ser feito utilizando a biometria, por meio de reconhecimento facial ou da leitura de digital, ou o método de bloqueio de tela escolhido previamente. Há ainda a possibilidade de usar o PIN de segurança do dispositivo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Android users can easily and securely log back in with passkeys ?? only your face, finger print, or pin unlocks your WhatsApp account pic.twitter.com/In3OaWKqhy
— WhatsApp (@WhatsApp) October 16, 2023
As chaves de acesso do WhatsApp — ou passkeys, em inglês — poderão ser utilizadas na hora de configurar a conta no aplicativo em um novo dispositivo. Se você trocou de celular, por exemplo, terá a opção de usar o método para realizar a autenticação no smartphone recém-adquirido, após informar o número do telefone.
Mesmo com o lançamento, os usuários que quiserem ainda poderão utilizar o procedimento atual para autenticar a conta em outro aparelho. Isto inclui digitar o número do telefone, fornecer a senha, informar o código enviado pelo serviço da Meta ao celular e confirmar a ativação.
Quando chega ao iOS?
Embora tenha confirmado a estreia do login com passkeys no app para Android, a Meta não revelou se todos os usuários do mensageiro no sistema do Google terão acesso à função de chaves de acesso para autenticação da conta imediatamente. Como acontece com outros novos recursos, é provável que a distribuição aconteça gradualmente.
Desta forma, pode ser preciso aguardar mais alguns dias para utilizar a ferramenta de segurança recém-lançada, caso ela não esteja disponível em seu telefone neste momento. É importante verificar se o software está atualizado, com base na última versão disponível na Play Store.
Algo que a gigante da tecnologia também não informou é em relação à disponibilidade do login com chave de acesso no WhatsApp para iOS. Assim, não se sabe quando o recurso chegará ao iPhone.
Fontes