Chegou a vez do OneDrive receber seu próprio Copilot. Nesta terça-feira (3), a Microsoft apresentou a terceira geração do serviço, agora com design revitalizado com estilo Fluent e ferramentas com inteligência artificial (IA).
A primeira das novidades está na versão web do OneDrive. O design Fluent dá uma nova cara ao serviço, similar ao Explorador de Arquivos do Windows.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O design renovado do novo OneDrive com design Fluent proporciona um visual mais moderno ao serviçoFonte: Microsoft
Na interface, há uma nova seção chamada "For you" ("Para você", em tradução livre), onde serão exibidos arquivos recomendados por IA. Outro recurso importante é a opção de marcar arquivos como favoritos, sincronizando-os automaticamente com o Explorador de Arquivos do Windows 11.
A ferramenta de busca do OneDrive também ganhou aprimoramentos com IA. Com ela, será possível encontrar amigos e parentes específicos em fotos guardadas na nuvem.
Melhor desempenho e aprimoramentos gerais
O OneDrive para web se tornou mais rápido e com melhor suporte para o uso offline. Segundo a Microsoft, a plataforma abre até duas vezes mais rápido, já com organização automática de arquivos e mais fluidez na rolagem de página. Em breve, você poderá abrir o serviço por meio de um navegador sem precisar de internet.
Pastas salvas como favoritos são sincronizados automaticamente com o Explorador de ArquivosFonte: Microsoft
Atendendo a demanda dos usuários, o OneDrive para web também terá a capacidade de acionar apps instalados no computador para abrir arquivos. Essa função chega em dezembro, com suporte para arquivos CAD ou PDF.
A Microsoft também planeja integrar mais recursos do Copilot no OneDrive. Uma das funções da IA seria entregar resumos de arquivos de texto, apresentar informações importantes sobre documentos e projetos compartilhados e mais.
Disponível a partir de 2024
Parte das novidades anunciadas para o OneDrive já estão disponíveis no serviço, mas o pacote completo só chega no começo de 2024. Segundo a Microsoft, os recursos chegam primeiro para consumidores de assinaturas corporativas
Fontes