O Android 14 foi lançado oficialmente pelo Google nesta quarta-feira (4). Disponível em fase beta desde fevereiro, a atualização promete mais personalização do sistema operacional (SO), novas animações, widgets mais interativos e melhorias no gerenciamento de bateria e segurança.
A atualização do sistema chega hoje nos celulares do próprio Google. No entanto, marcas como Samsung, Xiaomi, Oppo, Realme, Sony, Nothing, OnePlus e outras devem liberar a atualização para alguns de seus celulares ainda em 2023.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Novos recursos do Android 14
Uma das novidades do Android 14 é trazer mais personalização para os celulares. Existe um novo seletor para alternar entre os papéis de parede e definir atalhos personalizados na tela de bloqueio. Isso significa que o usuário terá acesso facilitado a funções como o leitor de códigos QR ou apps como o Home.
A tela de bloqueio também ganhou uma atualização e permite personalizar fontes, widgets, cores e formatos diferentes. O Google afirma que essas opções são baseadas em IA e podem adaptar a tela de bloqueio automaticamente, como quando há uma mudança de clima.
Outra novidade são os papéis de parede generativos criados pelo Android. A função estará disponível inicialmente nos novos Pixel 8 e 8 Pro, mas chegará a outros dispositivos. A ideia é criar imagens com base nas ideias do usuário.
O Android 14 também oferece suporte para imagens Ultra HDR, uma melhoria voltada para as fotografias. A empresa afirma que essa novidade deverá aproveitar melhor as telas compatíveis com HDR.
A partir do Google Health Connect do Android 14, as informações de saúde dos usuários serão guardadas apenas nos próprios dispositivos e de maneira criptografada. O Google afirma que nem mesmo a própria companhia poderá acessá-los. A atualização também promete mais transparência em como os apps utilizam os seus dados.
Por exemplo, você receberá uma notificação quando algum aplicativo compartilhar a sua localização. O sistema ainda mostrará mais a opção de utilizar um código com seis dígitos no lugar de quatro dígitos para realizar o desbloqueio.
Em acessibilidade, o Google afirma ter melhorado o gesto de "pinça" para realizar o zoom, além de facilitar a troca de fonte e tamanho nos ajustes rápidos do sistema. Também foram adicionadas melhores opções para audição, permitindo ativar as notificações que utilizam o flash como alerta no menu "Acessibilidade e Notificações".
Celulares que serão atualizados para o Android 14
Nem todos os celulares, entretanto, receberão o Android 14. Isso porque o upgrade de sistema depende, principalmente, da política de atualizações de cada fabricante.
Confira também: Quais marcas atualizam celulares por mais tempo? Veja o ranking
Samsung
A Samsung, por exemplo, oferece até quatro atualizações do Android e cinco anos de atualizações de segurança para celulares lançados a partir de 2021. Já para modelos lançados antes deste ano, são três atualizações do Android e quatro anos de atualizações de segurança.
A estratégia também depende da categoria dos celulares. Modelos de entrada das linhas Galaxy A e M podem receber duas atualizações do sistema (e quatro anos de patches de segurança). Por outro lado, alguns podem receber até quatro atualizações do Android.
Entre os aparelhos compatíveis, estão:
Linha Galaxy S21, S22 e S23;
Linha Galaxy S Flip 3 e Z Flip 4;
Linha Galaxy Z Fold 3 e Z Fold 4
Galaxy A72 ou mais recente;
Galaxy A52 ou mais recente;
Galaxy A33 ou mais recente;
Galaxy A23 ou mais recente;
Galaxy A13 ou mais recente
Galaxy A04s ou mais recente.
A lista completa de celulares Samsung que receberão atualização para o Android 14 pode ser conferida nesta matéria.
Motorola
No caso da Motorola, a maioria dos modelos recebe até duas atualizações de sistema operacional — é o caso dos recentes lançamentos do Brasil Edge 40 e Edge 40 Neo. Esses são alguns modelos da fabricante que deverão ser atualizados para o Android 14:
Motorola Razr 40 e Razr 40 Ultra;
Motorola Razr (2022);
Moto G13 ou mais recente;
Motorola G23 ou mais recente;
Motorola G53 ou mais recente;
Motorola G73 ou mais recente
Motorola Edge (versão padrão)
Linha Motorola Edge 30;
Linha Motorola Edge 40.
Xiaomi
A política de atualizações da Xiaomi e da linha Redmi pode variar de três a cinco anos de atualizações. Com base no período de lançamento e rumores, esses são alguns dos celulares que podem receber o Android 14:
- Mi 10, 10S, 10 Pro, 10 Ultra, 10T e 10 T Pro;
- Xiaomi 11, 11 Pro, 11 Ultra, 11 Lite, 11T Pro;
- XIaomi 12, 12 Pro (todas as variantes), 12X, 12S, 12S Pro e 12 S Ultra;
- Xiaomi 13 e 13 Pro.
O Google também oferece um ciclo maior de atualizações do Android para os seus celulares. Alguns modelos mais antigos, por exemplo, têm suporte de quatro atualizações do Android e cinco anos de patches de segurança. Com a chegada dos novos Pixel 8 e 8 Pro, a empresa passa a oferecer sete anos de atualizações — mas só para os novos modelos.
Esses são os dispositivos Google Pixel que deverão ser atualizados para o Android 14:
- Pixel 4a 5G;
- Pixel 5 e 5a;
- Pixel 6, 6a e 6 Pro;
- Pixel 7, 7a e 7 Pro;
- Pixel 8 e 8 Pro;
- Pixel Tablet;
- Pixel Fold.
*Esta é uma matéria em desenvolvimento e será atualizada com novas informações.
Categorias