Para alguns usuários, o TikTok atua mais como um “buscador” de notícias e informações do que uma plataforma de vídeos. Então, o popular aplicativo iniciou testes de um novo recurso de pesquisa integrado ao Google.
Descoberta pelo pesquisador de apps Radu Oncescu, a funcionalidade exibe um pequeno banner do Google no meio dos resultados de pesquisa do TikTok. Então, um texto simples convida a pessoa a realizar uma busca mais ampla sobre o tema.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Exemplo da integração do Google ao TikTok.Fonte: X/Radu Oncescu/Reprodução
Ao Business Insider, um porta-voz do TikTok confirmou a parceria com o Google como uma das integrações de terceiros em testes pela plataforma. Entretanto, no momento, o recurso é restrito apenas a alguns mercados.
Por exemplo, veículos norte-americanos, como o TechCrunch, não conseguiram testar a nova função de busca dentro do app de vídeos. Aparentemente, o mesmo ocorre com os usuários brasileiros.
A integração com o Google reflete os esforços do TikTok em aprimorar os recursos de pesquisas. Recentemente, a plataforma de vídeos também passou a adicionar trechos da Wikipédia aos resultados de temas mais populares buscados pelos usuários.
TikTok pretende se tornar uma plataforma completa para os jovens usuários.Fonte: GettyImages
Jovens trocam o Google pelo TikTok e outras redes
A parceria entre o TikTok e o Google é uma movimentação interessante para ambas as partes. Como dito, a plataforma de vídeo tem investido em novas ferramentas para se tornar um “app único” para os jovens e apagar o estigma de ser um espaço para danças e virais.
Do outro lado, a Gigante das Buscas reconhece que está perdendo espaço para as redes sociais. Em 2022, executivos do Google revelaram que cerca de 40% dos jovens usam os apps para pesquisar um lugar para almoçar em vez de usar o buscador ou Google Maps.
Portanto, a proximidade da big tech com um app tão popular se mostra benéfico para as duas empresas. Bem como, isso demonstra a grande mudança na forma como as pessoas passaram a usar a internet e as redes sociais nos últimos anos.
Fontes