A Microsoft anunciou, na sexta-feira (25), uma atualização para o Dev Channel (Build 23531) que fará com que o Windows 11 passe a respeitar a escolha do navegador padrão dos usuários.
Limitada por enquanto aos países da Área Econômica Europeia (União Europeia e Associação Europeia de Livre Comercio), a mudança ocorre após várias críticas pelo fato de o sistema abrir links diretamente no Edge, ignorando as configurações padrão.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso significa que, nessas áreas, os usuários deixarão de ser "desviados" para o Edge todas as vezes em que clicarem em um widget ou resultado de pesquisa no menu Iniciar. Além de um reconhecimento do direito de escolha dos usuários, a mudança ocorre um mês após a companhia de Redmond entrar na mira de uma investigação antitruste na UE.
Outras mudanças da Build 23531
Os detalhes das mudanças da Build 23531 estão no blog do Windows Insiders.Fonte: Microsoft/Reprodução
Além da alteração que afetará os componentes do sistema do Windows nos países da EEA, a build 23531 traz algumas mudanças e melhorias, como a reintrodução, na Barra de tarefas, da experiência de pesquisa assim que você passa o mouse sobre a Caixa.
Para isso, bastará clicar na Barra de tarefas com o botão direito, selecionar "Configurações da barra de tarefas" e escolher sua experiência preferida.
Foram realizadas, também, correções para problemas que estavam causando falhas no explorer.exe (no modo de segurança e ao fechar o processo), além de melhorias no desempenho ao alternar entre diferentes páginas no Gerenciador de tarefas. A Microsoft não esclareceu se o respeito ao uso do navegador padrão para abrir links será estendido futuramente a outros países.
Fontes
Categorias