O WhatsApp está desenvolvendo três novas opções para a formatação do texto inserido nas mensagens, que em breve devem se juntar aos recursos de negrito, itálico e tachado. As ferramentas adicionais foram descobertas pelo WABetaInfo nesta segunda-feira (21), na versão beta do programa para desktop.
Uma das funcionalidades em teste é a de “Bloqueio de código”, que visa atender a um público específico do mensageiro. Por meio dela, será possível compartilhar linhas de código dentro do WhatsApp sem perder a formatação original, facilitando a visualização delas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A novidade promete ser útil principalmente para programadores e outros profissionais da área de tecnologia que usam o serviço da Meta para o compartilhamento de trechos de códigos. Com ela, o app corrige a “quebra” das linhas de código que normalmente acontece ao inseri-las em uma mensagem.
A prévia das novas ferramentas foi vista no WhatsApp para desktop beta.Fonte: WABetaInfo/Reprodução
Outra ferramenta de formatação de texto em desenvolvimento pelo WhatsApp é a que permite criar uma lista de itens. Neste caso, o mensageiro promete tornar mais fácil e intuitiva a geração de listas dentro de uma mensagem, algo que já era possível fazer de outras maneiras.
Melhorias na citação
Por fim, a terceira novidade que está sendo testada no aplicativo de mensagens inclui melhorias na opção de citação. Diferente da funcionalidade disponível atualmente, a atualização possibilitará destacar um determinado trecho do texto original ao qual se refere a resposta dada.
Essa melhoria pode ser de grande utilidade nas conversas em grupos com muitos usuários, ou mesmo em chats individuais com trocas frequentes de mensagens mais longas. Com ela, evita-se a perda da noção do contexto de uma determinada discussão ou de informações relevantes.
Ainda não se sabe quando as novas ferramentas de formatação de texto do WhatsApp serão liberadas para todos na versão estável do mensageiro. Por enquanto, elas estão em teste no WhatsApp para desktop beta, mas também devem chegar ao app para Android e iOS.
Fontes