As instruções personalizadas do ChatGPT agora também estão disponíveis para os usuários da versão gratuita da inteligência artificial (IA) generativa, conforme anunciou a OpenAI na quarta-feira (9). O recurso, lançado em julho, foi oferecido inicialmente apenas para os assinantes da plataforma, em modo beta.
Com a funcionalidade, é possível ter um maior controle sobre o chatbot, para que ele atenda melhor às suas necessidades. Ao ativá-la, o usuário adiciona preferências e requisitos que a tecnologia deve levar em conta na hora de responder aos questionamentos feitos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia mais: Descubra 7 comandos 'secretos' do ChatGPT
As instruções personalizadas só precisam ser configuradas uma vez.Fonte: OpenAI/Reprodução
Dessa forma, as conversas se tornam mais dinâmicas e relevantes, gerando conteúdos mais alinhados ao que está sendo pesquisado. Além disso, o recurso economiza tempo, pois as instruções só precisam ser configuradas uma vez, evitando ter que digitar os mesmos prompts sempre que interagir com a IA.
Professores que utilizam o ChatGPT para criar um plano de aula, por exemplo, não precisam mais informar para qual série lecionam, a cada sessão iniciada, para receber respostas personalizadas. Já um desenvolvedor tem a possibilidade de definir qual a sua linguagem de programação preferida ao solicitar a geração de códigos.
Como usar?
Para habilitar as instruções personalizadas do ChatGPT na versão web, o usuário deve abrir o menu de configurações, clicando em seu nome, e selecionar a opção referente ao novo recurso. Depois que ativá-las, elas aparecerão todas as vezes que uma sessão for iniciada em seu perfil.
No app, a ativação acontece seguindo o caminho Configurações > Novos recursos > Instruções personalizadas. Elas também só precisam ser configuradas uma vez na versão móvel do chatbot, para serem relembradas sempre que o serviço for utilizado.
Durante a configuração da ferramenta, é necessário responder a duas perguntas, fornecendo detalhes como o que o ChatGPT precisa saber sobre você para gerar respostas melhores e a forma que o usuário gostaria de ser respondido. Quanto mais detalhadas forem as instruções, maiores são as possibilidades de otimização do chatbot.
Fontes
Categorias