O Windows consiste em um dos sistemas operacionais mais populares no mundo, sendo comercializado pela Microsoft. E, embora seja bastante utilizado por diversas pessoas todos os dias há bastante tempo, ainda assim ele não está isento de problemas.
Com algumas versões disponibilizadas ao longo dos anos, entre as mais recentes, é possível encontrar muitos elogios. Porém, nem tudo são flores e ainda existem certas questões que podem incomodar muitos usuários.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns dos principais problemas apresentados pelo Windows em várias versões ao longo de sua existência. Confira os mais comuns logo abaixo. Aproveite!
10. Arquivos que abrem com aplicativos errados
Para corrigir esse problema, é necessário ter paciência para redirecionar ao aplicativo correto. (GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages
Existem arquivos de mídia ou texto em diversos formatos, incluindo PDF, docx, JPEG, MP4, entre outros. Você possui leitores específicos para cada um deles em seu computador, mas ainda assim, eles não abrem ou até abrem, mas em aplicativos errados. Em linhas gerais, esse erro é bem fácil de ser corrigido.
No Windows 10 ou Windows 11, basta clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, selecionar “Mostrar mais opções” e, em seguida, clicar em “Abrir com…”. A partir disso, você conseguirá selecionar o leitor correto para o seu arquivo e ainda deixá-lo como o aplicativo padrão.
9. Senha Para Login
Há alguns problemas no Windows que precisam de mais atenção para serem resolvidos. (GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages
Muitas pessoas não sabem, mas não é obrigatório ter uma senha para acessar o Windows. Esse pequeno problema pode ser resolvido em poucos segundos. Basta acessar as "Contas de Usuário" e modificar o acesso do administrador.
8. Problemas no Menu Iniciar
O Menu Iniciar já passou por algumas transformações nas versões do Windows. (GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages
Desde as primeiras versões do Windows, o Menu Iniciar estava lá. Aos poucos, ele foi se modificando e ficando mais atraente aos usuários. No geral, por meio dele, é possível navegar por todos os programas instalados.
Mas, obviamente, esse menu já apresentou alguns problemas. No Windows 10, por exemplo, um bug marcou a experiência de muita gente, sobretudo porque ele não abria. Apesar disso, esse problema se tornou raro e solucionado internamente.
7. Atualizações Automáticas
Algumas atualizações automáticas podem apresentar problemas no sistema operacional. (GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages
É comum nas versões mais recentes do Windows ocorrerem atualizações automáticas. Novos pacotes de segurança e novos aplicativos são instalados em segundo plano sem que você perceba, gerando sobrecarga e notificações insistentes caso você não reinicie o sistema. Caso queira deixar isso para depois, basta fazer algumas alterações no Windows Update.
6. Bateria descarrega muito rápido
Notebooks com sistema operacional Windows mais avançados podem se sobrecarregar. (GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages
Por falar em atualizações automáticas em segundo plano, desativá-las também poderá resolver um problema: a bateria. Do Windows 10 em diante, muitos usuários notaram que as respectivas baterias de seus notebooks descarregam muito mais rápido. Economizar em todos os aspectos pode ser fundamental para uma melhor performance.
5. Touchpad parou de funcionar
Problemas no touchpad do notebook são mais comuns do que imaginamos. (GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages
Você ligou seu notebook e seu touchpad não funciona? Calma, isso também pode ser resolvido no Windows. Acesse a configuração dos dispositivos e faça a ativação do touchpad caso ela esteja desativada. Se ainda assim não funcionar, é bom atualizar o driver do software.
4. Problemas com Bluetooth
O tópico conectividade também já deu muita dor de cabeça aos usuários do Windows. (GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages
Assim como o item anterior, o Bluetooth também pode simplesmente desaparecer sem mais nem menos do Windows. Porém, há algo eficiente para resolver o problema.
- Saiba mais: Como ativar o Windows corretamente?
Dessa maneira, é preciso abrir o gerenciador de dispositivos, atualizar o driver de bluetooth e reiniciar o computador.
3. Driver de DVD não encontrado
Embora modelos recentes não sejam mais compatíveis a DVDs, antigamente isso poderia ser um problema no Windows. (GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages
Com a chegada do Windows 10, a leitura e reprodução de CDs e DVDs parou de ter um aplicativo nativo. Além do mais, há diversos modelos que já não vêm com entrada para esse tipo de mídia.
No entanto, você pode baixar um novo aplicativo para realizar a leitura automática de CDs e DVDs e executá-los ainda assim. Uma dica é o Windows DVD Player, que pode ser gratuito para quem apenas atualizou a versão sistema operacional.
2. Problemas de Inicialização
Em muitos casos, a inicialização do Windows poderia levar muito tempo para ser concluída. (GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages
Tanto o Windows 10 quanto o Windows 11 prometem uma inicialização rápida e eficiente, sem muitos programas sendo abertos.
Porém, se eles ainda insistem em aparecer para atrasar a navegação logo depois de ligar o computador, abra o Gerenciador de Tarefas e desative todos os aplicativos que estejam te atrapalhando nesse momento.
1. Problemas de Privacidade
Vários problemas ligados à privacidade e à cibersegurança já atingiram o Windows. (GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages
Para fechar essa lista de problemas recorrentes no Windows, vamos falar de privacidade e cibersegurança. É possível alterar as configurações referentes a essa área, desativando a maioria das ações. Comumente, todas elas são enviadas à Microsoft sem que o usuário tenha ciência.
Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para conferir mais novidades interessantes como essas!
Fontes