O Telegram começou a lançar o recurso de stories para os usuários nesta sexta-feira (21), como confirmou o mensageiro em seu perfil oficial no Twitter. A novidade, no entanto, está restrita aos assinantes da versão premium da plataforma, neste momento.
Anunciada pelo CEO do app de mensagens, Pavel Durov, no mês passado, a funcionalidade era um pedido antigo dos usuários do rival do WhatsApp. Na ocasião, o executivo disse que era contra adicionar os stories ao Telegram, mas como mais da metade das solicitações recebidas eram relacionadas ao recurso, decidiu mudar de ideia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com a ferramenta, é possível escolher quem vai ver suas publicações, colocando-as visíveis para todos, apenas os seus contatos, pessoas selecionadas ou uma lista restrita de amigos próximos. O aplicativo também permite adicionar legendas e links aos posts temporários e marcar outras pessoas.
O usuário pode definir quem vê e quanto tempo o story fica no ar.Fonte: Unsplash/Reprodução
Os stories do Telegram são exibidos em uma área na parte superior da tela, acima das conversas, assim como em outras plataformas, facilitando a sua visualização. O assinante tem ainda a opção de ocultar as postagens feitas por qualquer contato, enviando-as para a lista “Ocultas”, abrindo espaço na tela principal do app.
Câmera dupla e duração
Para postagens diferenciadas, o mensageiro também permite adicionar fotos e vídeos feitos com as câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo, de forma semelhante ao que acontece no BeReal. Outra opção disponibilizada é a possibilidade de definir por quanto tempo o story ficará disponível.
As alternativas oferecidas são de 6, 12, 24 e 48 horas, mas é possível manter uma publicação permanentemente em seu perfil, caso queira, em vez de expirá-la. O mensageiro não confirmou se e quando vai liberar os stories para usuários da versão gratuita do Telegram.