Apenas com o número de telefone é possível deletar uma conta no WhatsApp. Seja por roubo ou furto, bloquear o mensageiro é bem simples, e até inseguro, já que qualquer um pode fazer isso. A Meta removeu a função temporariamente ao ser reportada sobre o problema.
A vulnerabilidade foi descoberta pelo especialista em cibersegurança Jake Moore, que publicou no Twitter. Ele testou com o próprio número, sem precisar provar que era dono da conta, e recebeu a resposta automática confirmando a desativação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como funciona a desativação de conta
Ao entrar na página de perguntas frequentes, há a seção 'Aparelhos perdidos e roubados'. Nela, a Meta explica como proceder. Primeiro, sugere o bloqueio do chip com a operadora e dá duas opções, sendo uma delas ativar o WhatsApp em um novo celular.
"Envie um e-mail com a frase "Perdido/roubado: desative a minha conta" no corpo do e-mail e inclua seu número de telefone no formato internacional completo, conforme descrito aqui", diz logo em seguida.
O modo fácil de excluir a conta por e-mail pode ser usado em golpes ou mesmo piadas sem graça.Fonte: GettyImages
Felizmente, o processo é reversível, caso algum engraçadinho tente apagar a conta alheia. É possível registrar o número novamente no WhatsApp, com um código enviado por SMS.
A conta deletada não é totalmente excluída e os contatos ainda podem ver o perfil do usuário. As mensagens enviadas fica pendentes por até um mês e são recebidas quando a conta for reativada. Apenas depois de 30 dias, o usuário é definitivamente excluído do WhatsApp.