O Google liberou, nesta quarta-feira (12), o NotebookLM, projeto experimental do Google Labs. Ele é um bloco de notas com inteligência artificial (IA) projetado para "ajudar as pessoas a aprender mais rápido. Apresentado no I/O deste ano, a ferramenta era antes chamada de Projeto Tailwind.
O NotebookLM promete usar o poder de "modelos de linguagem emparelhados com seu conteúdo existente para obter insights críticos com mais rapidez". Algo como um assistente de pesquisa virtual. Ele é capaz de resumir fatos, explicar ideias e debater conexões.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O NotebookLM pode ser usado ao carregar arquivos do Google Docs.Fonte: Google
Ainda conforme a big tech, o novo assistente é diferente dos chatbots tradicionais, pois baseia o modelo de linguagem apenas nas notas e fontes carregadas. Há três possibilidades de uso, após selecionar o arquivo no Google Docs desejado.
Logo que o item é adicionado, o NotebookLM gera um resumo automaticamente. Em seguida, o usuário pode fazer perguntas sobre o documento ou mesmo solicitações como "criar um glossário com termos-chave" e enviar notas de pesquisa. Também é possível gerar ideias, das mais objetivas as mais criativas.
Porém, vale um alerta: mesmo sendo diferente de outros programas, como ChatGPT, o NotebookLM ainda pode alucinar. É importante verificar as respostas dadas pela IA no material original.
"Quando você se baseia em várias fontes, facilitamos essa verificação de fatos, acompanhando cada resposta com citações, mostrando as citações originais mais relevantes de suas fontes", explicaram a gerente de produtos do Google Labs, Raiza Martins, e o diretor editorial, Steven Johnson.
Inicialmente, o NotebookLM está disponível apenas para um pequeno grupo de usuários dos Estados Unidos. Segundo o Google, a ferramenta continua sendo refinada para se tornar mais útil.
Fontes
Categorias