O Facebook pode se tornar “concorrente” das lojas de aplicativos do Google e da Apple na Europa. A Meta, empresa dona da rede social, estuda criar uma categoria de anúncios que permitirá realizar download direto de apps.
Conforme Alex Heath, colunista do The Verge, a big tech planeja se beneficiar da Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia. A regulamentação, que entrará em vigor em 2024, exige que a Apple e o Google permitam a instalação de softwares de fontes de terceiros em seus sistemas móveis.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em breve, os europeus poderão baixar apps diretamente do Facebook.Fonte: Solen Feyissa/Unsplash
A Meta deve iniciar os testes do novo formato de anúncio do Facebook com download direto de aplicativos ainda em 2023. Segundo a fonte, um grande grupo de desenvolvedores do Android estão envolvidos no projeto.
Ao disponibilizar os apps por meio da publicidade na rede social, a big tech sugere que os números de conversão serão mais altos. A empresa também não cobrará taxas em cima das transações dentro do software, permitindo o uso de diferentes sistemas de cobranças.
Comparado com o iOS da Apple, iniciar os testes da nova categoria de anúncios com apps do Android parece uma escolha segura da Meta. Apesar dos esforços do Google para evitar a prática, o sistema móvel já permite a instalação de fontes de terceiros (sideloading).
“Sempre nos interessamos em ajudar os desenvolvedores a distribuir os apps e novas opções aumentariam a concorrência nesse espaço. Os profissionais merecem mais formas de levar facilmente os apps para as pessoas”, disse Tom Channick, porta-voz da Meta, ao The Verge.
Microsoft também pode entrar na disputa
Microsoft planeja criar uma loja de jogos para iOS e Android.Fonte: GettyImages
Além da Meta, a Microsoft também deve enfrentar o “duopólio” da Apple e do Google. Pautada pela abertura proposta pela DMA, a dona do Windows planeja lançar uma loja de apps de jogos para iOS e Android na Europa em 2024.
Phill Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft, revelou planos de oferecer o conteúdo Xbox para mais usuários. Além disso, a marca quer ajudar a construir um “cenário em que os dispositivos estejam abertos para ter apps de diferentes fontes confiáveis”.
Fontes