O Google anunciou hoje (27), durante o evento Google for Brasil, a chegada da função Visualização Imersiva para mais de 20 pontos turísticos do país. Com a chegada da ferramenta, será possível visualizar em 3D e em 360° locais como o Palácio do Itamaraty (Brasília), Centro Dragão do Mar de Arte (Fortaleza) e Cultura, Maracanã (Rio de Janeiro) e Mosteiro de São Bento (São Paulo).
Anunciada em maio de 2022, a Visualização Imersiva (Immersive View em inglês) utiliza Inteligência Artificial para misturar imagens aéreas e registros do Street View. Com isso, os usuários conseguem assistir de maneira tridimensional ruas, monumentos e locais muito visitados por turistas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com a gigante da tecnologia, a novidade serve para quem uma pessoa se familiarize com algum ponto antes de efetivamente ir até o local. Com a Visualização Imersiva, é possível ir conhecer o entorno e os edifícios ao redor do Mercado Municipal de São Paulo antes de se deslocar até lá, por exemplo. Confira, a seguir, um GIF de como funciona o recurso:
A Visualização Imersiva do MASP, em São Paulo (Imagem: Divulgação/Google)
E além de verificar as construções de maneira 3D, a tecnologia do Google mostra informações sobre previsão do clima, se a região está movimentada, se existem lojas, restaurantes e shoppings próximos, se o local está cheio e mais.
A Visualização Imersiva já estava disponível em locais como Londres, Los Angeles, São Francisco e Tóquio e agora chega ao Brasil. Os usuários podem utilizar a funcionalidade em celulares Android e iOS. Confira, abaixo, os pontos turísticos do país que já estão sendo exibidos:
Brasília
- Catedral de Brasília;
- Congresso Nacional;
- Memorial JK;
- Palácio do Planalto;
- Santuário São João Bosco;
- Palácio do Itamaraty;
- Museu Nacional da República;
- Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Fortaleza
- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura;
- Catedral Metropolitana de Fortaleza;
- Estátua de Iracema Guardiã.
Rio de Janeiro
- Cristo Redentor;
- Maracanã;
- Aqueduto da Carioca;
- Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro;
- Museu de Arte Contemporânea de Niterói;
- Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
São Paulo
- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand;
- Pinacoteca de São Paulo;
- Catedral de São Paulo;
- Mercado Municipal de São Paulo;
- Prédio Altino Arantes;
- Pátio do Colégio;
- Mosteiro de São Bento;
- Museu Catavento.
Indoor Live View
Além da Visualização Imersiva, o Google anunciou também que o Brasil receberá nas próximas semanas o recurso Indoor Live View. Nele, o Google Maps utiliza IA e realidade aumentada para ajudar as pessoas a obter informações em tempo real nas ruas.
Com o Indoor Live View, o usuário pode pegar o celular para receber direcionamento para onde ir dentro de um aeroporto, shopping e estação de metrô.
O Indoor Live View do Google Maps vai guiando o usuário a partir de realidade aumentada (Imagem: Reprodução/Google)
Nas próximas semanas, a tecnologia do Google Maps estará disponível para os 3 terminais de passageiros e mais de 300 lojas e restaurantes do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), no estado de São Paulo.
Em breve, o Indoor Live View também estará disponível em algumas estações do metrô de São Paulo, como Paraíso e Palmeiras-Barra Funda.