O Google anunciou na quarta-feira (14) novidades que estão chegando ao Google Lens, tornando a ferramenta de busca visual ainda mais otimizada nas versões para Android e iOS. Uma das introduções que mais chamou a atenção é a capacidade do app de identificar problemas de pele ao examinar fotos.
Segundo a companhia de Mountain View, a funcionalidade pode auxiliar o usuário a encontrar mais informações sobre eventuais condições de pele, como irritações, verrugas e erupções cutâneas, por exemplo. É possível que a pessoa tenha dificuldade para fazer uma descrição textual do problema e, neste caso, a tecnologia entra em ação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para acionar o “dermatalogista virtual” do Google, cuja versão beta foi revelada em 2021, é necessário tirar uma foto da área da pele afetada ou fazer o upload de uma imagem semelhante no Lens. A função também serve para identificar outras coisas que você não consiga descrever, como uma linha na unha, protuberância no lábio ou algo diferente no couro cabeludo.
O Google Lens pode funcionar como um "dermatologista virtual".Fonte: Google/Divulgação
Em seguida, o Google Lens apresenta os resultados que podem corresponder às informações que o usuário está buscando, bastando clicar em um deles para saber mais sobre o problema. Mas como alerta o próprio app, é fundamental procurar atendimento médico para um diagnóstico correto e iniciar o tratamento, se for o caso.
Integração com o Bard
Entre os novos recursos do Google Lens, outro destaque é a integração do app de reconhecimento de imagens com o Bard, chatbot com inteligência artificial do Google. A partir da união das duas ferramentas, será possível incluir imagens nos prompts do sistema de IA generativa para ajudar o mecanismo a entender o que o usuário quer mostrar.
Ao inserir uma foto de sapato que lhe interessou, por exemplo, você pode perguntar ao concorrente do ChatGPT como aquele modelo se chama. Além disso, é possível solicitar à IA ideias de roupas que combinem com aquele calçado e procurar lojas online onde ele está à venda.
O Lens poderá ajudar o Bard a entender melhor o que o usuário quer saber.Fonte: Google/Divulgação
Revelada durante a edição 2023 da Google I/O, a integração do Google Lens com o Bard estará disponível “nas próximas semanas”, como informou a empresa.
Outras maneiras de usar o Google Lens
O Lens conta ainda com diversas outras funcionalidades que podem ser úteis no dia a dia, como a possibilidade de descobrir informações sobre prédios, pontos de referência, plantas e animais pelos quais você passa. Ele também faz traduções de menus, placas de rua e muito mais, bastando acionar o filtro “Traduzir”.
A ferramenta de pesquisa visual pode ainda auxiliar na busca por restaurantes próximos que sirvam um prato específico e a resolver problemas com a lição de casa, em disciplinas como matemática, ciências e história. Encontrar lojas vendendo um produto diferente que você acabou de ver e versões alternativas de certos itens são algumas das outras funções disponíveis.
- Leia também: O que é e como usar o Google Lens?
De acordo com o Google, são feitas mais de 12 bilhões de pesquisas visuais no Lens, a cada mês, nos apps do serviço para dispositivos móveis.
Categorias