Nvidia ACE: recurso de IA 'transforma' NPCs em chatbots; veja vídeo

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Imagem: Nvidia/Divulgação

A Nvidia anunciou uma nova tecnologia de IA que aprimora as interações dos jogadores com personagens não jogáveis (NPCs) em games. A novidade foi revelada, nesta segunda-feira (29), durante a conferência da marca na feira Computex, em Taiwan.

Batizado de Nvidia ACE (Avatar Cloud Engine), o recurso permite que os desenvolvedores insiram NPCs que conversam com os jogadores em tempo real. Em vez de diálogos com scripts, serão usados chatbots semelhantes ao ChatGPT e ao Google Bard.

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Com o Nvidia ACE, os NPCs conversarão com os jogadores com mais naturalidade.Com o Nvidia ACE, os NPCs conversarão com os jogadores com mais naturalidade.Fonte:  Nvidia/Divulgação 

“Você pode dar vida aos NPCs usando técnicas de alinhamento de modelo NeMo. Primeiro, empregue a clonagem de comportamento para permitir que o modelo de linguagem execute tarefas de representação de papéis conforme as instruções”, explica a Nvidia.

Outro ponto interessante é que o Nvidia ACE possibilitará que as animações faciais dos personagens correspondam ao diálogo não roteirizado. Um elemento que deve ampliar o grau de naturalidade das interações.

Conforme a Nvidia, será usado um sistema de aprendizado por reforço de feedback humano para ajustar os comportamentos dos NPCs. Isso permitirá que os designers tenham um retorno em tempo real durante o desenvolvimento dos títulos.

Para mais, a marca afirma que os NPCs de IA são controlados por NeMo Guardrails. A plataforma impedirá que os personagens digam coisas estranhas ou ofensivas aos jogadores.

Nvidia ACE em ação

Como visto acima, a Nvidia exibiu uma demonstração da tecnologia ACE e da plataforma Convai para criação de personagens com IA na Computex. Embora o teaser não seja perfeito, os padrões de falas dos NPCs devem se tornar mais naturais no futuro.

Até o momento não há previsão de quando o recurso ACE estará disponível para os desenvolvedores de jogos. Entretanto, é esperado que a novidade mude a forma de interação dos jogadores com os NPCs.

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Fontes

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