O Google vai dar uma sobrevida a aparelhos Androids mais velhos, principalmente os Pixels. A big tech trabalha em um recurso nativo de gravação de vídeos, permitindo que os smartphones sejam usados como dashcams, as câmeras colocadas em para-brisas de carros.
Os telefones podem gravar em segundo plano por até 24 horas. A novidade foi descoberta pelo site 9to5Google. Um aplicativo de segurança foi atualizado em um teste e carregado, acidentalmente, na Play Store, dando spoilers do que pode vir.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para economizar espaço, o app usa vídeo compactado. O usuário pode ainda trocar a tela para outro programa, como os de mapas, por exemplo, e deixar a câmera gravando em segundo plano. Também vai dar para conectar via bluetooth para que ela ligue quando o carro funcionar.
Encontrando um meio termo
Outra opções dadas no uso do Pixel como dashcam é o áudio. A atualização do aplicativo de segurança traz consigo a opção de gravar, ou não, o áudio de dentro do carro.
As dashcam são câmeras instaladas no para-brisa do veículo, para capturar tudo que acontece na estrada.Fonte: Nicole Tarasuk/Unsplash
Após três dias, as gravações são deletadas automaticamente. É preciso salvar os vídeos específicos que o motorista deseja guardar. O celular também para de filmar, sozinho, depois de um dia inteiro.
Já existem outros aplicativos de dashcam, tanto para Android como para os aparelhos com sistema operacional iOS. Porém, eles consomem bastante espaço e aquecem demais os celulares. Resta aguardar para ver como o Google vai resolver este último problema.
Fontes