Uma imagem mostrando uma suposta explosão no Pentágono, em Washington (Estados Unidos), viralizou na manhã desta segunda-feira (22) no Twitter, juntamente com alegações de que algo havia acontecido na sede do Departamento de Defesa americano. No entanto, a foto, aparentemente gerada por inteligência artificial (IA), é falsa.
De acordo com a autoridade policial de Arlington, onde fica o famoso prédio, “não há explosão ou incidente ocorrendo na reserva do Pentágono ou perto dela”. A mensagem divulgada no perfil oficial da entidade também descartou a existência de qualquer risco para o público.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A imagem em questão mostra uma grande nuvem de fumaça nos arredores de um dos prédios do Departamento de Defesa dos EUA. Vários perfis que a compartilharam também alegaram ter havido uma explosão no local, sugerindo a ocorrência de um suposto ataque terrorista.
@PFPAOfficial and the ACFD are aware of a social media report circulating online about an explosion near the Pentagon. There is NO explosion or incident taking place at or near the Pentagon reservation, and there is no immediate danger or hazards to the public. pic.twitter.com/uznY0s7deL
— Arlington Fire & EMS (@ArlingtonVaFD) May 22, 2023
Com a viralização do conteúdo na rede social, alguns veículos de comunicação internacionais divulgaram a falsa explosão no Pentágono como algo real. A disseminação do material chegou a afetar o mercado de ações, que apresentou uma breve queda, de 0,26%, se recuperando posteriormente.
Detalhes na imagem indicam uso da tecnologia
Ainda não há a confirmação de que a foto que mostra uma explosão no Pentágono tenha sido gerada por IA. Porém, alguns detalhes na imagem, como as colunas do prédio de tamanhos diferentes e a cerca se misturando à calçada em algumas partes, sugerem o uso da tecnologia de geração de imagens, de acordo com o Business Insider.
The #Pentagon images are fake. The report could be real, but the images are 100% AI generated. I’ve seen enough crappy AI images in the last few months to quickly spot them. pic.twitter.com/hlLZIz9mbc
— DB3 (@TheDouglasBrown) May 22, 2023
Entre as contas que retweetaram a imagem falsa está a da mídia estatal russa, com mais de 3 milhões de seguidores — posteriormente, o post foi excluído. Perfis que tratam da guerra na Ucrânia e associados a teorias da conspiração também ajudaram a disseminar o conteúdo.
Fontes
Categorias