O Google Chrome está ganhando uma função capaz de detectar erros de digitação de URLs e sugerir endereços com base nas correções. A novidade faz parte de um pacote de melhorias de acessibilidade anunciado pela companhia de Mountain View na quinta-feira (18).
A atualização tem como foco auxiliar as “pessoas com dislexia, alunos de idiomas e qualquer pessoa que comete erros de digitação”, como explicou a big tech em comunicado. O objetivo é facilitar o acesso a sites visitados anteriormente, apesar dos erros de ortografia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Esta funcionalidade começou a ser distribuída para quem usa o Chrome no computador e estará nos dispositivos móveis nos “próximos meses”. Além dela, outras novidades vão chegar ao browser e a outros produtos do Google, como parte das comemorações do Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade, celebrado anualmente em 18 de maio.
A ferramenta chegará ao app do Chrome nos próximos meses.Fonte: Getty Images/Reprodução
Ainda no Chrome, o app para Android adicionou uma nova forma de gerenciar e organizar as guias para usuários do TalkBack. Com a mudança, é possível acessar uma grade de guias com todos os novos recursos, em vez da funcionalidade limitada que existia anteriormente.
Mais melhorias de acessibilidade
Para tornar seus produtos mais acessíveis, o Google também anunciou uma atualização nas legendas ao vivo, chegando primeiro aos celulares Pixel e, posteriormente, aos demais dispositivos Android. Com ela, será possível digitar uma resposta durante uma chamada telefônica e lê-la em voz alta para o outro participante.
Uma nova caixa de legendas para os tablets e o suporte aos idiomas francês, italiano e alemão são outras melhorias relacionadas ao Live Caption. Há ainda mudanças no Maps, passando a mostrar os lugares acessíveis a cadeira de rodas para todos, a possibilidade de gerar descrições de imagens mesmo sem legendas no Lookout e novos modos de som e visão no WearOS 4.
Fontes
Categorias