O WhatsApp ganhou um recurso importante de segurança: bloquear com senha ou biometria (impressão digital ou reconhecimento facial) conversas específicas. A novidade promete garantir aos usuários, sobretudo, mais privacidade.
Já disponível para uso, agora é possível proteger suas conversas individuais e o TecMundo te mostra como habilitar essa função de uma forma simples e rápida.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O que é preciso saber sobre a nova função?
O novo recurso do WhatsApp permite que os usuários utilizem, por enquanto, somente a senha que já é utilizada pelo próprio celular, além de recursos de biometria. No entanto, a empresa garante que, no futuro, será possível habilitar uma senha individual para cada chat.
Um outro detalhe sobre a novidade é que o usuário pode bloquear com senha tanto conversas únicas com outras pessoas, quanto chats em grupo.
WhatsApp agora pode bloquear chats individuais com senha ou biometria.
No entanto, também vale notar que ao bloquear uma conversa em um aparelho, ela "não ficará bloqueada nos aparelhos conectados", como informa o próprio aplicativo. O WhatsApp lançou, recentemente, a ferramenta de usar até mais quatro dispositivos adicionais, como celulares — além do principal —, com a mesma conta.
Como usar senha em conversas do WhatsApp
Para utilizar a ferramenta, é preciso, inicialmente, checar se o seu aplicativo está atualizado para a última versão. Para isso, basta acessar a App Store (iOS) ou Google Play Store (Android) e confirmar se há alguma nova versão disponível.
Feito isso, basta seguir o passo a passo:
1. Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular;
2. Selecione uma conversa individual ou grupo;
Usar senha em conversas do WhatsApp deve garantir mais privacidade.
3. Toque no nome da pessoa ou grupo que deseje bloquear o chat com senha;
4. Desça a página até a opção "Bloqueio de conversa" e selecione a função para abrir a nova página;
A opção de bloquear os chats está dentro dos ajustes de cada conversa.
5. Aqui, habilite a ferramenta clicando na "chavinha" e confirme a escolha, utilizando também o método de autenticação exigido.
Vale notar que ao bloquear um chat no seu celular, ele não será bloqueado em outros dispositivos conectados.
A partir disso, sua conversa individual ou em grupo passará a exigir a senha de autenticação ou alguma forma de biometria para desbloquear o chat. As conversas bloqueadas também ficam separadas da caixa de entrada, em uma pasta acima das "Arquivadas".
Para acessá-las, basta rolar a página para baixo e clicar em "Conversas bloqueadas", e então usar o método do seu celular para desbloquear a pasta e conferir as conversas protegidas.
Categorias