A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (4) uma série de novidades que estão sendo implementadas no Bing e no Edge alimentados por inteligência artificial (IA), com o objetivo de torná-los ainda mais eficientes. A gigante da tecnologia também quer levar as ferramentas para uma quantidade maior de pessoas.
Lançado em fevereiro, o Bing AI combina modelos de linguagem poderosos, como os do GPT-4, da OpenAI, com o índice de pesquisa para resultados atuais do buscador. Desde a estreia, a nova versão do sistema de buscas já acumula mais de 100 milhões de usuários ativos diários.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ainda conforme os dados revelados pelo vice-presidente corporativo e diretor de marketing do consumidor da empresa, Yusuf Mehdi, a plataforma registrou mais de 500 milhões de bate-papos em apenas 90 dias, com os usuários acionando a ferramenta em busca de respostas para os mais variados assuntos.
O Bing alimentado por IA, integrado ao Microsoft Edge, foi lançado em fevereiro.Fonte: Microsoft/Divulgação
Com a grande procura, a dona do Windows decidiu eliminar de vez a lista de espera para usar o Bing com ChatGPT no Edge, deixando o mecanismo disponível para todos. Basta abrir o buscador no navegador da big tech, utilizando uma conta Microsoft, para acessar os recursos conhecidos e conferir as próximas novidades.
Exportação do histórico e mais melhorias no Bing Chat
Uma das novidades anunciadas por Mehdi é relacionada ao histórico do Bing Chat. De acordo com o executivo, em breve será possível continuar suas pesquisas de onde você parou, retornando aos bate-papos anteriores com a IA que, por algum motivo, foram paralisados.
O usuário também poderá mover o chat para a barra lateral do Edge ao abrir um resultado de pesquisa apresentado pela IA, para se aprofundar naquele assunto, e posteriormente terá acesso a conversas mais personalizadas. A companhia revelou ainda a chegada de funcionalidades de exportação do bate-papo.
Os bate-papos exportados serão transferidos já formatados.Fonte: Microsoft/Divulgação
Com esta novidade, será possível compartilhar a conversa com outras pessoas nas redes sociais ou em ferramentas colaborativas, mantendo o mesmo formato disponível no buscador. Resumo aprimorado para documentos longos, incluindo PDFs e sites, é outra melhoria prometida pela marca.
Novas ações de borda, para concluir tarefas em menos etapas, e a inclusão do contexto da página visitada no app do Edge, são algumas das outras novidades que chegam em breve ao Bing AI.
Novos idiomas para o Bing Image Creator
A Microsoft também anunciou que quer “tornar a pesquisa mais visual” no novo Bing. Para tanto, fará algumas melhorias no Bing Image Creator, ferramenta que cria imagens a partir de descrições textuais, utilizando a mesma tecnologia do Dall-E, igualmente desenvolvido pela OpenAI.
Uma das novidades é a expansão do Criador de Imagem do Bing para todos os idiomas suportados pelo buscador. Isso significa a compatibilidade com mais de 100 línguas, permitindo utilizar a ferramenta em seu próprio idioma nativo, sem ter que recorrer ao inglês, por exemplo.
O criador de imagens do Bing agora suporta mais de 100 idiomas.Fonte: Microsoft/Divulgação
Ainda no quesito imagens, a companhia confirmou o início dos trabalhos para incorporar a pesquisa por fotos no Bing Chat, possibilitando fazer o upload de arquivos e buscar por conteúdos relacionados. Além disso, as respostas poderão incluir tabelas e gráficos.
Integração com outros apps e serviços
Por fim, a gigante da tecnologia confirmou que o Bing com ChatGPT no Edge vai ganhar integração com apps e serviços de terceiros. Ao acessar o bate-papo para procurar o restaurante mais próximo, um plugin integrado ao chat auxilia o usuário a reservar sua mesa, em um exemplo descrito pela empresa.
A integração da IA com outros serviços também está a caminho.Fonte: Microsoft/Divulgação
Desenvolvedores poderão ainda criar soluções para fornecer respostas a perguntas mais complexas baseadas em ciência, matemática e dados com curadoria humana, aproveitando a integração, além de usar a iniciativa para outras finalidades.
Mais detalhes sobre as próximas melhorias no Bing alimentado por IA serão apresentados na conferência Microsoft Build 2023, que acontece no final de maio.
Categorias