No dia 21 de março de 2023, o Google anunciou o lançamento do Bard, um chatbot com inteligência artificial (IA) que pode auxiliar em diversas tarefas do cotidiano. A IA é bem semelhante ao ChatGPT, inclusive, o Google foi pressionado a investir mais na área e lançar uma tecnologia parecida após o sucesso da plataforma criada pela OpenAI — e financiada pela Microsoft.
Apesar da semelhança, existem algumas diferenças cruciais entre o ChatGPT e o Bard. Teoricamente, a IA do Google é capaz de entender melhor os contextos das conversas com os usuários, consegue lidar com perguntas e respostas mais complexas e pode ser melhor customizada para atender necessidades específicas de um usuário.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Por enquanto, o Google lançou oficialmente a versão de testes apenas em inglês para os usuários que moram nos Estados Unidos e no Reino Unido, então, a plataforma ainda não está disponível para uso em nenhuma outra região do mundo. Felizmente, existe uma forma de acessar e de aproveitar todos os recursos do Google Bard no Brasil, basta ter acesso a um serviço de VPN.
O Google Bard pode ajudar a criar ideias, poemas, artigos e muito mais; em breve, ele também ajudará na criação de linhas de programação.Fonte: Unsplash
Como usar o Bard no Brasil?
O Bard é uma ferramenta que utiliza um modelo de linguagem de processamento de texto para ajudar na criação de conteúdos escritos. Assim como o ChatGPT, a IA do Google utiliza técnicas de aprendizado de máquina e análise de dados para melhorar suas respostas e oferecer resultados mais precisos e relevantes.
O Google anunciou o Bard em fevereiro de 2023 e, no mês seguinte, disponibilizou uma versão de testes para os usuários nos Estados Unidos e Reino Unido. No site da ferramenta, a empresa descreve que planeja disponibilizá-la em outras línguas e regiões do mundo, contudo, ainda não há nenhuma previsão do lançamento internacional.
“No momento, Bard pode não estar disponível em seu país. Por enquanto, você precisará entrar na lista de espera antes de começar a usá-la. Atualmente, o Bard está disponível apenas em inglês dos Estados Unidos, mas estamos trabalhando para tornar o Bard capaz de falar o maior número de idiomas possível”, é descrito no site do Bard.
Como acessar o Bard via VPN
Como o chatbot do Google ainda não está disponível no Brasil, a única forma de acessá-lo é por meio de uma VPN, que possibilitará o acesso seguro em uma rede dos Estados Unidos e permitirá o uso do Bard — o VPN altera o seu endereço de IP, assim, é possível 'fingir' que a sua conexão é de outro local do mundo.
- Primeiro, acesse um provedor da VPN confiável, como NordVPN, ExpressVPN, Surfshark, entre outros;
- Faça o download e instale o aplicativo da VPN no seu dispositivo;
- Abra o aplicativo e faça login na sua conta da VPN;
- Selecione um servidor localizado nos Estados Unidos, onde o Google Bard está disponível;
- Conecte-se ao servidor selecionado;
- Abra seu navegador de internet e acesse o site do Bard;
- Se você ainda não tem uma conta, entre na lista de espera;
- Caso já tenha uma conta, faça login normalmente;
- Pronto, agora você pode usar o Bard como se estivesse nos Estados Unidos.
Como entrar na lista de espera do Bard
Antes de começar a usar o chatbot, é necessário entrar na lista de espera. Para isso, basta possuir uma conta própria do Google, ter mais de 18 anos e abrir o Bard em um navegador compatível (Chrome, Safari, Firefox, Opera ou Edgium).
- Acesse o site do Bard;
- Selecione “Join waitlist” (Entrar na lista de espera);
- Se necessário, faça login em sua Conta do Google;
- Clique em “Yes, I'm in” (Sim, estou dentro);
- Pronto, agora o Google enviará uma notificação quando seu acesso for liberado.
Após o recebimento do seu acesso, acesse o Bard, escreva o que deseja na caixa de texto, clique em "Submit" (Enviar) e, em pouco tempo, o conteúdo requisitado será exibido — o chatbot do Google é um pouco mais demorado que a versão da OpenAI, mas ele é capaz de responder questões mais complexas.
O nome Bard é uma referência ao Bardo de Avon, uma alcunha do poeta inglês William Shakespeare.Fonte: Google
"Combinaremos feedback externo com nossos próprios testes internos para garantir que as respostas de Bard atendam a um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real”, disse um porta-voz do Google à agência Reunters.
De qualquer forma, é importante destacar que nenhuma das ferramentas produz conteúdos que estão sempre corretos e, em alguns casos, o ChatGPT e o Bard podem fornecer respostas erradas e/ou imprecisas. Contudo, as IAs estão em treinamento continuo e devem produzir conteúdos mais corretos e confiáveis ao decorrer do tempo.
Fontes
Categorias