Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

3 min de leitura
Imagem de: Como colocar mensagem automática no WhatsApp?
Imagem: Getty Images/Reprodução

O WhatsApp Business oferece algumas opções de mensagens para melhorar a experiência do cliente, incluindo a mensagem automática e a mensagem rápida. Hoje você vai aprender a como colocar uma mensagem automática no WhatsApp!

Assim, você pode automatizar a ferramenta para facilitar processos, além de usar a tecnologia a seu favor. Sem mais delongas, vamos ver como fazer isso?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Passo a passo para colocar mensagem automática no WhatsApp Business

Passo 1: Acesse as configurações da conta

Antes de mais nada, clique nos três pontinhos no canto superior direito e selecione "Configurações".

Passo 2: Vá para "Ferramentas comerciais"

Em seguida, role para baixo até encontrar "Ferramentas comerciais" e selecione.

Mensagem de ausência ou saudação são as opções que buscamos para o caso. (Fonte: WhatsApp/Reprodução)Mensagem de ausência ou saudação são as opções que buscamos para o caso. (Fonte: WhatsApp/Reprodução)Fonte:  WhatsApp 

Passo 3: Configure a mensagem automática

Logo depois, na área "Conversa", você encontrará as opções "Mensagem de saudação" e "Mensagem de ausência". Selecione uma delas, escreva a mensagem que deseja e escolha os destinatários. Clique em "Salvar" para finalizar.

Passo 4: Configure a mensagem rápida

Na área "Conversa", selecione "Respostas rápidas". Escreva uma resposta rápida, selecione um atalho e clique em "Salvar".

Passo a passo para colocar mensagem automática no WhatsApp pessoal (Android)

Existem ainda alguns aplicativos que podem ajudá-lo a colocar mensagem automática no seu WhatsApp pessoal – mas só para quem utiliza Android. Aqui, mostraremos como usar o Auto Responder e o Auto Reply. Acompanhe:

1 - Auto Responder

(Fonte: Google Play/Reprodução)(Fonte: Google Play/Reprodução)Fonte:  Google 

  1. Baixe o aplicativo Auto Responder na Play Store e abra-o;
  2. Clique no ícone "+" para criar uma nova resposta automática;
  3. Configure a quantidade de respostas, contatos específicos ou grupos. Escreva a mensagem que deseja utilizar como mensagem automática;
  4. Clique no botão no canto direito inferior para finalizar.

2 - Auto Reply

(Fonte: Google Play/Reprodução)(Fonte: Google Play/Reprodução)Fonte:  Google 

  1. Baixe o aplicativo Auto Reply na Play Store e abra-o;
  2. Permita que o aplicativo leia as notificações;
  3. Clique no ícone "+" para criar uma nova resposta automática;
  4. Certifique-se de que "Oficial WA" está selecionado;
  5. Selecione os contatos ou grupos que deseja enviar a mensagem automática e aqueles para quem não enviar as mensagens;
  6. Finalize a configuração.

Com essas etapas, você pode configurar mensagens automáticas no seu WhatsApp Business e também no aplicativo pessoal. Esse é um dos recursos que fez com que o WhatsApp Business se popularizasse como a maior ferramenta de comunicação, especialmente entre as empresas.

Porém, recomendamos seguir as diretrizes do WhatsApp para que você não tenha nenhum tipo de punição no aplicativo. Os apps terceiros ajudam a "burlar" o sistema no mensageiro pessoal, mas podem apresentar riscos devido a falta de privacidade dos dados.

Modelos de mensagem automática no WhatsApp

Caso queira poupar tempo na produção de mensagens automáticas, confira abaixo alguns exemplos para usar no WhatsApp Business:

Mensagens de ausência

1. Trabalho

"Olá! No momento, estou fora do escritório e retorno no dia [data]. Se precisar de assistência imediata, por favor, entre em contato com [nome/contato alternativo]. Obrigado!"

2. Férias

"Olá! Estou de férias até [data]. Responderei suas mensagens assim que possível. Para assuntos urgentes, entre em contato com [nome/contato alternativo]. Obrigado!"

3. Horário de atendimento

"Olá! Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h. Responderemos sua mensagem assim que retornarmos. Obrigado!"

Mensagens de boas-vindas

1. Novo contato

"Olá! Bem-vindo ao [nome da empresa]. Como posso ajudar você hoje?"

2. Clientes

"Olá! Obrigado por entrar em contato com [nome da empresa]. Estamos felizes em atendê-lo. Como podemos ajudá-lo?"

Mensagens de confirmação

1. Agendamento

"Olá! Sua consulta com [nome/serviço] está confirmada para [data] às [hora]. Se precisar alterar, por favor, nos avise com antecedência. Obrigado!"

2. Recebimento de pedido

"Olá! Recebemos seu pedido #[número do pedido]. Entraremos em contato com você assim que for despachado. Obrigado pela compra!"

Mensagens de agradecimento

1. Após atendimento

"Obrigado por entrar em contato com [nome da empresa]. Esperamos ter ajudado. Se tiver mais alguma dúvida, estamos à disposição!"

2. Feedback

"Agradecemos seu feedback! Sua opinião é muito importante para nós. Se precisar de mais alguma coisa, por favor, nos avise."

É possível configurar mensagem de ausência no WhatsApp Web?

O WhatsApp Web infelizmente não oferece nenhum tipo de recurso para configurar mensagem de ausência. Dessa forma, só é possível configurar essas respostas nas versões para Android e iOS.

Recurso de mensagem de ausência do WhatsApp funciona apenas na versão para smartphones. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Recurso de mensagem de ausência do WhatsApp funciona apenas na versão para smartphones. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Precisa estar online para mandar mensagem de ausência?

Sim, as mensagens automáticas só são enviadas caso a conta logada no WhatsApp Business esteja com acesso à internet. Se isso não acontecer, a resposta ficará na fila de espera ou ser cancelada.

Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado. Continue de olho no TecMundo para mais tutoriais, e aproveite para ler sobre como fazer link do WhatsApp para usar em outras redes.

****

Matéria atualizada por Douglas Vieira, dia 05/08/2024.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.